quinta-feira, 28 de julho de 2011

1º Mutirão de Comunicação


Em breve mais informações!!

Cardeal Cañizares: É recomendável comungar na boca e de joelhos

Cardeal Antonio Cañizares Llovera

Em entrevista concedida à agência ACIPrensa, o Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos no Vaticano, Cardeal Antonio Cañizares Llovera, assinalou que é recomendável que os católicos comunguem na boca e de joelhos.

Assim indicou o Cardeal espanhol que serve na Santa Sé como máximo responsável, depois do Papa, pela liturgia e os sacramentos na Igreja Católica, ao responder se considerava recomendável que os fiéis comunguem ou não na mão.A resposta do Cardeal foi breve e singela: "é recomendável que os fiéis comunguem na boca e de joelhos".Do mesmo modo, ao responder à pergunta da ACI Prensa sobre o costume promovido pelo Papa Bento XVI de fazer que os fiéis que recebam dele a Eucaristia o façam na boca e de joelhos, o Cardeal Cañizares disse que isso se deve "ao sentido que deve ter a comunhão, que é de adoração, de reconhecimento de Deus". "Trata-se simplesmente de saber que estamos diante de Deus mesmo e que Ele veio a nós e que nós não o merecemos", afirmou.O Cardeal disse também que comungar desta forma "é o sinal de adoração que necessitamos recuperar. Eu acredito que seja necessário para toda a Igreja que a comunhão se faça de joelhos"."De fato –acrescentou– se se comunga de pé, é preciso fazer genuflexão, ou fazer uma inclinação profunda, coisa que não se faz".O Prefeito vaticano disse ademais que "se trivializarmos a comunhão, trivializamos tudo, e não podemos perder um momento tão importante como é o de comungar, como é o de reconhecer a presença real de Cristo ali presente, do Deus que é amor dos amores como cantamos em uma canção espanhola".Ao ser consultado pela ACI Prensa sobre os abusos litúrgicos em que incorrem alguns atualmente, o Cardeal disse que é necessário "corrigi-los, sobre tudo mediante uma boa formação: formação dos seminaristas, formação dos sacerdotes, formação dos catequistas, formação de todos os fiéis cristãos".Esta formação, explicou, deve fazer que "celebre-se bem, para que se celebre conforme às exigências e dignidade da celebração, conforme às normas da Igreja, que é a única maneira que temos de celebrar autenticamente a Eucaristia".Finalmente o Cardeal Cañizares disse à agência ACI Prensa que nesta tarefa de formação para celebrar bem a liturgia e corrigir os abusos, "os bispos têm uma responsabilidade muito particular, e não podemos deixar de cumpri-la, porque tudo o que façamos para que a Eucaristia se celebre bem será fazer que na Eucaristia se participe bem".

Fonte: ACIDIGITAL

Bento XVI nomeia dois novos bispos para o Brasil

Bento XVI nomeou, nesta quarta-feira, 27, Dom Manoel dos Reis de Farias como novo bispo da diocese de Petrolina (PE), até então o prelado era bispo de Patos, na Paraíba. O Papa nomeou também o monsenhor Gilson Andrade da Silva, 44, até agora reitor do Seminário Nossa Senhora do Amor Divino, na diocese de Petrópolis como bispo auxiliar da arquidiocese de São Salvador, na Bahia.

Segundo informou a CNBB, o novo bispo de Petrolina, Dom Manoel dos Reis de Farias, nasceu no dia 23 de abril de 1946, em Orobó (PE). Foi ordenado padre em 6 de janeiro de 1983. Em agosto de 2001, foi nomeado bispo da diocese de Patos e recebeu a ordenação episcopal no dia 10 de novembro do mesmo ano.

Dom Manoel tem uma especialização em Direito Canônico e seu lema episcopal é “Servir na unidade”. Ele sucede a Dom Paulo Cardoso da Silva, de 76 anos, que teve seu pedido de renúncia aceito pelo papa, por atingir o limite de idade de 75 anos estabelecido pelo Código de Direito Canônico.

O Mons. Gilson de Andrade nasceu no Rio de Janeiro, no dia 11 de setembro de 1966 e foi ordenado sacerdote no dia 4 de agosto de 1991. Cursou filosofia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, em Petrópolis, e teologia na Universidade de Navarra, na Espanha, tendo sido aluno do Colégio Eclesiástico Internacional Bidasoa (em Pamplona, Espanha).

Com mestrado em teologia pela Pontifícia Universidade della Santa Croce, em Roma, mons. Gilson foi vice-reitor do Seminário Nossa Senhora do Divino Amor, de Petrópolis; vigário paroquial da paróquia Sant’Ana e São Joaquim, em Petrópolis; professor no Seminário e na Universidade Católica de Petrópolis; diretor do Instituto de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Católica de Petrópolis, informou também a CNBB.

Atualmente, mons. Gilson é reitor do Seminário, membro do Conselho Pastoral Diocesano, coordenador diocesano da Pastoral da Juventude e presidente da Associação Mantenedora das Faculdades Católicas Petropolitanas (UCP).

Segundo a assessoria de comunicação da arquidiocese de Salvador, mons. Gilson será ordenado bispo no dia 24 de setembro, às 10h, na catedral de Petrópolis e chegará a Salvador no dia 8 de outubro.

Fonte: Acidigital

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Catedral de Campina Grande lança 1o Mutirão de Comunicação


Comunicação e evangelização na era digital”, é o tema do 1o Mutirão de Comunicação, lançado em Celebração Eucarística, na noite deste sábado, 23 de julho, na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, por Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes.

O Mutirão que se realizará nos dias 9 e 10 de setembro, é uma realização da Catedral por meio da sua Pastoral da Comunicação (Pascom). Informa a coordenação formada por Pe. Márcio, pároco da Catedral, e Aurea Ramos Araujo, coordenadora da Pascom.

O evento, pioneiro na paróquia, objetiva contribuir com a qualificação dos agentes de pastoral (pascom, liturgia, canto, acólitos, ministros extraordinários da comunhão, outras pastorais, serviços e movimentos), para o exercício efetivo e eficaz da comunicação na Igreja”.

A Igreja, de acordo com o Decreto Conciliar Inter mirifica, 1963, entende comunicação enquanto meios e processos segundo a missão de Cristo, o verdadeiro Comunicador da vida de Deus. Sem a vivência concreta das propostas de Jesus Cristo, a Igreja não acontece, não se faz. Portanto, a Missão da Igreja é comunicação, proximidade de Deus com as pessoas, das pessoas com Deus e das pessoas entre si. Daí a importância do Mutirão, segundo a coordenação.

O Evento, aberto para agentes de pastoral de outras paróquias, profissionais e estudantes de Comunicação Social, na sua programação, contempla a realização de uma palestra de abertura, no dia 9, às 19h30, a ser proferida pelo Jornalista Rodrigo Apolinário e, no dia 10, pela manhã, diversas oficinas. Enquanto que na tarde do mesmo dia haverá um seminário com o tema “Comunicação e redes sociais”, a cargo da Jornalista Silvana Torquato Fernandes.

As inscrições custam R$ 30,00 e devem ser feitas durante a semana, de terça à sexta, no turno da tarde, e aos sábados, após a Missa da Juventude, a partir da primeira semana de agosto, na secretaria da paróquia.

Outras informações brevemente no www.catedralcg.org.br e 83 33213140

PascomCatedral

sábado, 23 de julho de 2011

RIO DE JANEIRO: COMUNICAÇÃO COMO PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA

Rio de Janeiro, 20 jul (RV) – Prosseguem os trabalhos do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que se realiza na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio). O tema sobre o qual mais de 800 comunicadores dedicam sua reflexão e aprofundamento è “Comunicação e Vida: Diversidade e Mobilidades”.

Os trabalhos desta quarta-feira se centralizam sobre o tema “Comunicação como processo de valorização da vida”, a comunicação como centro da vida humana. Temos a presença nos vários painéis conferencistas, entre os quais o Reitor da Pontifíca Universidade Católica do Rio de Janeiro, Padre Josafá Carlos de Siqueira e a professora do Departamento de Teologia da PUC-Rio, Maria Clara Bingemer. Temos ainda no dia de hoje a exibição do filme Serras da desordem, de Andrea Tonacci, Prêmio Margarida de Prata da CNBB de 2008.

Na manhã de ontem um dos dos integrantes do painel “Documentário, vida cotidiana e ficção” foi o jornalista Marcelo Canellas, da Rede Globo, que na sua exposição disse que o jornalismo e a ficção são dois mundos diferentes “porque tratam a realidade de modo diferente”. Para definir o jornalismo, ele recorreu a Adelmo Genro Filho. “Jornalismo é uma forma especifica de conhecimento da realidade objetiva”, disse. Baseado no mesmo autor, fez a distinção entre ciência, arte e jornalismo. Para ele, ciência é forma de conhecimento cristalizada no universal; a arte, no particular e jornalismo no singular.

Canellas apresentou ainda uma reportagem sobre a fome feita por ele há dez anos para o Jornal Nacional, da Rede Globo. Contou todo o processo desde a aprovação da pauta até a produção da matéria. Um dos personagens da matéria morreu 15 dias depois de veiculada a notícia. Segundo testemunhou, Canellas aprendeu com a matéria que jornalismo não tem poder de mudar a realidade. Nós conversamos com Marcelo Canellas. (Marcelo)

Já o diretor acadêmico do Muticom, professor Miguel Pereira, substituiu o cineasta Cacá Diegues, esperado para o painel e que teve sua ausência justificada. Ele destacou a importância de cada pessoa no processo de comunicação. “Cada ação nossa não é inútil para o outro; ela tem sentido para o mundo e isso é importante para começar a pensar no processo da comunicação e pensar o que é realidade e o que é ficção”, disse.

Para o professor a comunicação de cada um deve ser para fora e as pessoas devem ser sempre aprendizes. “A atitude correta nossa é de sermos aprendizes eternos. Temos que recriar e reencantar o mundo com nossa mensagem”. Eis o que nos disse o Prof. Miguel Pereira. (Prof. Miguel)

Ainda no painel “Documentário, ficção e vida cotidiana”, a professora da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), pesquisadora e doutora em educação visual, Moira Toledo afirmou que “a percepção da sociedade é que os jovens devam ser educados para a mídia, pois os jovens são catalisadores da mudança social brasileira. Se utilizarmos a educação audiovisual para melhorar a educação do país, teremos uma sociedade melhor, mais crítica e voltada ao social”. Moira falou sobre a qualidade de ensino com a utilização de recursos audiovisuais e a mudança de comportamento das crianças que se utilizam desse artifício.

Ainda na tarde de segunda-feira tivemos a apresenteação da mídia católica brasileira. De fato diretores e representantes de rádios, TVs e meios de comunicação de inspiração católica do Brasil, Portugall e Vaticano deram a sua contribuição falando do papel e dos desafios desses meios na evangelização de hoje. Nós pudemos contar um pouco da trajetória da Rádio Vaticano ao longo dos seus 80 anos e dos 53 anos de Programa Brasileiro.

Os mais de 800 participantes do Muticom estão seguindo todas as tardes oficinas técnicas e trabalhos em grupos: entre os tems de hoje estão Rádio Comunitária, Comunicação eletrônica, e locução e voz. As atividades de hoje se concluem com a entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB.

Do Rio de Janeiro, para a Rádio Vaticano, Silvonei José.

Fonte: Rádio Vaticana

CNBB premia produções que exaltam valores humanos e éticos



Clarissa Oliveira/CN
Pedro Teixeira recebe prêmio Clara de Assis por documentário sobre Irmã Dulce
Diversos profissionais da comunicação foram premiados pela CNBB, na noite desta quarta-feira, 20, num dos pontos altos do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). As premiações foram para quatro categorias: imprensa (Prêmio Dom Helder Câmara); TV (Clara de Assis); Cinema (Margarida de Prata) e Rádio (Prêmio Microfone de Prata).

A premiação reconhece o mérito dos profissionais e meios de comunicação sociais que contemplam em suas produções os valores humanos, cristãos e éticos, como também a linguagem artística e técnica.

"O prêmio é um reconhecimento da Igreja àqueles que trabalham na comunicação e colocaram seu talento a serviço do bem e é, também, um incentivo para que eles continuem a transmitir valores", afirmou o presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação, Dom Dimas Lara Barbosa.

A TV Canção Nova recebeu o prêmio Clara de Assis com o documentário sobre Irmã Dulce, do repórter Pedro Luiz Monteiro Teixeira. "É o primeiro prêmio da minha vida, como jornalista, e é uma grande satisfação recebê-lo da CNBB", afirmou Pedro, que fez seu agradecimento a Deus, a sua família e a toda equipe que contribuiu para a realização do trabalho. 

O repórter afirmou também que, "diante de um mundo que fala tanto da violência, pudemos passar uma mensagem positiva de dedicação e entrega de vida, porque Irmã Dulce representa tudo isso. Confesso que não conhecia sua história, mas cresci muito quando conheci.

Uma das participações especiais na premiação foi a do padre Fábio de Melo que entregou o troféu a alguns dos vencedores. O sacerdote afirmou que a premiação demonstra que "a Igreja está cada vez mais aberta para as diversas modalidades de comunicação" e, que essa valorização alcança até mesmo os profissionais das mídias não-católicas. "Nos meios seculares também temos pessoas de almas cristãs, comprometidas com os valores que queremos anunciar", complementou.



Fonte:CNBB

Oficinas e Grupos de Trabalho movimentam o Muticom


MuticomRJOficinaPascomUma das atividades mais concorridas no 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que acontece desde domingo, 17, na PUC-Rio, são as oficinas e os grupos de trabalhos. Realizadas todas as tardes de 13h30 às 17h30, as oficinas e os grupos começaram ontem e funcionam como espaço para a discussão dos mais variados temas ligados à comunicação.
Muito disputada, a oficina sobre a Pastoral da Comunicação foi ministrada pela assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, irmã Élide Fogolari. Ao seu lado, outra oficina ensinava a falar ao microfone. Bem perto desta está o estúdio com um grupo aprendendo técnicas de locução de rádio. Numa quarta sala se reunia o grupo de trabalho sobre a experiência da Rede Católica de Rádio (RCR) em relação a sites de conteúdo para emissoras de rádio. No mesmo corredor, outra sala estava lotada com correspondentes da Rede Vida de Televisão ouvindo o jornalista da emissora, Luiz Antônio. Esse ambiente se repete pelos vários andares do prédio Kennedy da PUC-Rio, quebrando a monotonia das férias.
MuticomRJOficinaMicrofoneSegundo a organização já foram realizadas 37 oficinas, sem contar os grupos de trabalho e o encontro de pesquisadores em comunicação social da PUC, denominado ConGás. Até o final do Muticom deverão ser realizadas 68 oficinas, que se classificam em pastorais, gerenciais e técnicas.
Outra atividade que atraiu muita gente foram as chamadas oficinas-visitas. A organização do Mutirão selecionou algumas experiências nos mais variados locais do Rio de Janeiro como Complexo Alemão, Complexo da Maré, Rocinha, Projac (Central de Produções da TV Globo), TV Morrinhos (Laranjeiras) dentre outros. Até agora já foram feitas seis destas visitas. Este número subirá para 14 até o final do evento.

A organização do Mutirão divulgou também o número de participantes. São mais de 800 pessoas vindas de todo o país. Contando os estagiários da PUC, trabalhando em várias frentes, professores e conferencistas,o número  ultrapassa a casa dos 1.200. São 292 jornalistas; 536 participantes; 162 estagiários; 124 expositores; 117 professores e conferencistas.
Fonte: CNBB

terça-feira, 19 de julho de 2011

Dom Leonardo: “Somos comunicação de Deus”


MuticomRJDLeonardoO secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, participou do primeiro painel que abriu as atividades do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), nesta segunda-feira, 18, na PUC-Rio. Dom Leonardo destacou a comunicação a partir de Deus.
“Quando começamos a ver a encarnação de Deus, vemos que Deus é essencialmente comunicação”, disse. “Somos pessoas, somos comunicação de Deus. É preciso sussurrar a presença de Deus”, acrescentou.
Segundo dom Leonardo “nós fomos atingidos por Deus porque Ele se comunicou a nós”. “Deus não se guardou para si e nos provoca para comunicá-lo para que os outros percebam como Ele se comunicou a nós”, sublinhou o secretário.
Dom Leonardo lembrou, ainda, que o movimento da comunicação é de Deus para com a pessoa. “Deus é que nos encontrou; não fomos nós que o encontramos”.
O secretário destacou a importância dos meios católicos como as TVs, rádios, sites e lembrou a necessidade de discutir os conteúdos neles colocados. “O que estamos colocando nas redes ou falando nos rádios? Queremos dar mais visibilidade à Igreja ou tornar Deus mais audível e visível?”, indagou. “Que a gente consiga apenas uma coisa: sussurrar a presença de Deus”, concluiu.

Fonte: CNBB

Começa o segundo dia do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação


muticomrjgeralComeça o segundo dia do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontece na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Na programação de hoje, 18, está previsto o painel “Concepção, Filosofia, Estruturas e Modalidades da Comunicação na Igreja e a imagem da Igreja na mídia”, feito pelo presidente do Conselho Pontifício de Comunicação Social, dom Cláudio Maria Celli, com a participação do secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, dom Dimas Lara Barbosa e do diretor da Central Globo de Comunicação, Luiz Erlanger.
No período da tarde haverá o “Seminário das Organizações e Instituições Católicas de Comunicação do Brasil”, feita pela presidente da Associação Católica de Comunicação (Signis-Brasil), irmã Helena Corazza, com a participação do representante da Rádio Renascença, de Lisboa, Nelson Ribeiro, pelo presidente da Rede Católica de Rádio (RCR), frei Carlos Romanini, pelo diretor geral da TV Aparecida e vice-presidente da Associação Católica de Comunicação, padre César Moreira, pelo presidente da Associação de Senhor Jesus ASJ/TV Século 21, padre Eduardo Dougherty, representante do Sistema Canção Nova de Comunicação, Ronaldo Silva e o diretor da Rede Vida de Televisão, Monteiro Neto.
À noite, a conferência será sobre “Uma Reflexão sobre a Mídia Contemporânea”, com o conferencista Wilson Gomes, professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Fonte: CNBB

Aberto o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação


MuticomRJpovoA objetividade e pontualidade marcaram a abertura do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), no início da noite deste domingo, 17, no Ginásio da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. “Declaro abertas as atividades do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação”, disse o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, pontualmente às 18h30. “Que o Cristo Redentor derrame suas bênçãos sobre todos”, acrescentou.
O mutirão deve reunir cerca de mil comunicadores de todo o país até a próxima sexta-feira. Ele é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e realizado pela arquidiocese do Rio de Janeiro e PUC-Rio, com apoio do Regional Leste 1 da CNBB.
Mesa_com_participantes_2A mesa de abertura foi composta, além do arcebispo do Rio, pelo presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, dom Claudio Maria Celli; pelo arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social, da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa; pelo reitor da PUC, padre Josafá Carlos de Siqueira; pelo coordenador geral do Mutirão, padre Omar Raposo; pelo vigário episcopal para as comunicações da arquidiocese do Rio, padre Marcos Willian Bernardo; pelo diretor acadêmico do Muticom, professor Miguel Pereira, e pelo conferencista da noite, mons. Dario Viganò, professor da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
Entoados os hinos Pontifício e Brasileiro por um grupo dos Arautos do Evangelho, houve breve saudação dos componentes da mesa. “Desejo frutuoso mutirão para todos. Renovo, mais uma vez, minha alegria de estar com vocês para compartilhar a comunhão”, disse dom Claudio Maria Celli.
O presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, exortou os participantes a “escancararem as portas do coração a Cristo”, colocando-se como “discípulos missionários de Cristo para o anúncio do evangelho potencializado com os meios que estão disponíveis”.
Já o reitor da PUC destacou o papel da universidade no Mutirão lembrando a importância do mundo acadêmico. “É preciso trabalhar com racionalidade os valores do evangelho para estejam presentes em nossos processos comunicativos”, sublinhou.
Para o diretor acadêmico do Muticom, Miguel Pereira, o mutirão é resultado de um trabalho conjunto de muitas pessoas. “Aqui vamos discutir o que queremos de comunicação para a Igreja. Cada um de nós é linguagem. Se melhorarmos individualmente,podemos melhorar a sociedade”, disse o professor.
O presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações e o arcebispo do Rio de Janeiro foram presenteados com um DVD e um livro do último mutirão, realizado em Porto Alegre (RS), em fevereiro do ano passado.  “Dom Claudio Maria Celli foi um grande amigo do mutirão e dom Orani, um constante incentivador”, disse padre Marcelino Sivinsk, um dos coordenadores do Muticom de Porto Alegre, ao entregar o presente.

Fonte: CNBB

SECOBB: "Internet é um novo contexto existencial", diz especialista


SecobbBispos2A conferência “Espiritualidade e elementos para uma teologia da comunicação em rede” foi um dos destaques nesta quinta-feira, 14, no Seminário de Comunicação para os bispos do Brasil (SECOBB), que termina no próximo sábado, 16, no Rio. O conferencista, padre Antônio Spadaro, editor da Revista La Civiltà Cattolica, despertou a atenção dos bispos participantes ao apresentar a internet como espaço existencial mais que meio de evangelização.
“Internet não é meio de evangelização, é um ambiente de vida”, disse padre Spadaro. “A internet é um novo contexto existencial, não um lugar específico no qual se entra em algum momento para viver on line e do qual se sai para entrar novamente na vida off line”, afirmou.
SecobbSpadaro1Para o religioso, a internet é uma revolução “com raiz no passado” por replicar “antigas formas de transmissão do saber e do viver comum”. Ele defendeu a ideia da internet como ambiente e não simplesmente instrumento de comunicação.
“Internet não é um simples instrumento de comunicação que se pode usar ou não, mas um ambiente cultural, que determina um estilo de pensar, contribuindo para definir um modo peculiar de estimular a inteligência e de estreitar as relações, e mesmo um modo de estar no mundo e de organizá-lo”, destacou.
Segundo padre Spadaro, neste sentido se pode dizer que a internet não é um “um novo meio de evangelização”, mas, antes de tudo, “um contexto no qual a fé é chamada a exprimir-se não por uma mera vontade de presença, mas por uma conaturalidade do cristianismo com a vida dos homens”.
O desafio para a Igreja, de acordo com Spadaro, não é o modo de usar bem a rede, “como se acreditava”, mas “como viver bem o tempo da rede”. “A Rede coloca desafios muito significativos para a compreensão da fé cristã. A cultura digital tem uma reivindicação a fazer ao homem mais aberto ao conhecimento e aos relacionamentos”, considerou.
Previsto para falar apenas na parte da manhã, Spadaro se encontrou novamente com os bispos à noite. A coordenação do Seminário mudou a programação para atender ao pedidos dos bispos que manifestaram o desejo de  aprofundar o tema debatido pela manhã com o editor da revista La Civiltà Cattolica.

Fonte: CNBB

Pastoral da Catequese da Catedral realiza Retiro em Lagoa Seca (PB)


A Pastoral da Catequese da Catedral esteve reunida na Chácara Mariana, em Lagoa Seca, para um momento de espiritualização neste domingo, dia 10 de julho. Estiveram presentes vários catequistas, nosso pároco Pe. Márcio Henrique e  Pe. Dezenilton.
O tema “Tende entre vós os mesmos sentimentos de Jesus Cristo”, foi trabalhado no período da manhã pelo Padre Dezenilton, tendo como base a passagem da Carta aos Filipenses ,  2,1-5  “ Portanto, se há um conforto em cristo, uma consolação no amor, se existe uma comunhão de espírito, se existe ternura e compaixão, completem a minha alegria: tenham uma só aspiração, um só amor, uma só alma e um só pensamento. Não façam nada por competição e por desejo de receber elogios, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo. Que cada um procure, não o próprio interesse, mas o interesse dos outros. Tenham em vocês os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo.”  Para concluir este primeiro momento,  fomos até à capela para o momento de maior intimidade com Cristo, com  a adoração ao Santíssimo Sacramento.
À tarde refletimos sobre a fé, esperança e amor.
O nosso retiro foi encerrado pela celebração Eucarística, presidida pelo nosso Pároco Pe. Márcio Henrique Fernandes.

Texto e fotos
 Alexsandra Nascimento
Pastoral da Catequese e Pascom

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Pastoral da Juventude Realiza Encontro Diocesano


A Pastoral da Juventude da Diocese de Campina Grande realizou domingo passado (10), no Seminário São João Maria Vianney, o Encontro Diocesano da PJ (EDPJ). O encontro teve como temas abordados: I – O Grupo de Base; II – O que é a PJ? Um Jeito de ser e fazer; III – Jornada Mundial da Juventude e Dia Nacional da Juventude e IV – Agenda. O Encontro contou com a participação do Pe. João Barbosa e com jovens de diversas paróquias da nossa diocese.
A parte da manhã foi voltada para a formação, onde teve como foco principal o Grupo de Base da PJ. Nayara Aires, secretária da PJ de Campina de Grande, conduziu o momento que mostrou qual o perfil dos grupos que temos e a importância da base no serviço pastoral. Seguindo com as atividades o coordenador da PJ diocesana, Nivalter Aires, mostrou o que é a PJ e o qual foco do seu serviço. Qual é o jeito de ser e fazer Pastoral da PJ.
Após o almoço os participantes do encontro sentaram em Grupos de Trabalho para dialogar sobre os principais avanços, dificuldades e sonhos no trabalho da evangelização da Juventude em nossa diocese. A Parte final do encontro teve caráter informativo e de encaminhamentos. Foi aberta a conversa sobre a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no mês de Agosto na Espanha, o momento serviu para mostrar o que é essa “tal” Jornada e como estava o preparativo da delegação brasileira para a JMJ 2011. O momento também serviu para conversa sobre a JMJ 2013 que acontecerá no Brasil e como a diocese estaria se preparando para receber a Cruz da Jornada com o Ícone de Nossa Senhora que chega a Campina Grande em fevereiro de 2012.
Como encaminhamento dos grupos saiu a realização por parte da diocese do Dia Nacional da Juventude (DNJ), que deverá acontecer numa cidade fora de Campina Grande. As paróquias ficaram de levar as propostas a serem discutidas e definidas na próxima reunião. Uma definição sobre o DNJ é que ele será realizado na data proposta nacionalmente (30 de Outubro).
Na reunião também ficou definida a agenda de atividades para o segundo semestre de 2011. As datas serão as seguintes:
  • 24 de Julho: Feijoada da PJ – Local: Gran Fest (Entrada: R$5,00)
  • 29 a 31 de Julho: Fórum Ajuri da PJ Nordeste 2 – Cabrobó/PE
  • 4 de Setembro: Reunião Ampliada da PJ
  • 25 de Setembro: Reunião Ampliada da PJ
  • 15 de Outubro: Reunião Ampliada da PJ
  • 30 de Outubro: Dia Nacional da Juventude
  • 10 a 12 de Novembro: Assembleia Diocesana de Pastoral
  • 18 a 20 de Novembro: XI Encontro Regional da PJ Nordeste 2 – Patos/PB ou Campina Grande/PB
  • 25 a 27 de Novembro: Assembleia Diocesana da PJ
  • 17 e 18 de Dezembro: Confraternização da PJ
  • 8 a 15 de Janeiro: X Encontro Nacional da PJ – Maringá/PR
Carlos Marinho (Carlinhos)
Coordenador Nacional da Pastoral da Juventude – Nordeste 2
Comissão Regional do Setor Juventude – PJ
Assessoria Diocesana da Pastoral da Juventude – Campina Grande
Paroquiano da Catedral Nossa Senhora Conceição – Campina Grande
(83)8803-4447/9655-5588
Twitter: @karlinhosouto
Skype: karlinhosouto.pj
Facebook: Carlinhos Marinho
Orkut: Carlinhos Marinho

80 bispos são esperados para o Seminário de Comunicação no Rio


Missa1Um grupo de 80 bispos se inscreveu para o 1º Seminário de Comunicação para Bispos do Brasil, que será aberto às 19h30 desta terça-feira, 12, no Sumaré, Rio de Janeiro. O evento é promovido pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais (PCCS), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arquidiocese do Rio de Janeiro.
A mesa de abertura será composta pelo presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis; pelo presidente do PCCS, dom Cláudio Maria Celli e pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta.
No ato de abertura, padre Manoel Quintas apresentará o documento Estudos da CNBB “A comunicação na vida e na missão da Igreja”, que servirá de base para os debates do Seminário. A Rádio Vaticano, presente no evento, também recebe homenagem pelos seus 80 anos.Celli1
Segundo o presidente do PCCS, o seminário é uma ocasião para os bispos do Brasil discutirem a missão da Igreja no mundo de hoje onde a comunicação “cumpre um papel importante.
“Estamos convencidos de que nossa tarefa não é a de informar, mas a de comunicar. E comunicar não é só saber o que eu tenho de dizer”, disse dom Cláudio Maria Celli. Para ele, o grande desafio para a Igreja “é saber que linguagem empregar para falar com o homem de hoje”.

Fonte: CNBB