segunda-feira, 3 de setembro de 2012


Carta do Administrador Diocesano

Caríssimos irmãos e irmãs, no último dia 3 de agosto, recebi a correspondência oficial da Nunciatura Apostólica comunicando a nomeação do nosso tão esperado Bispo Diocesano. A expressão de alegria e, ao mesmo tempo, de expectativa tomaram conta do meu coração antes de abrir o envelope. Alegria porque, no meu íntimo, imaginava já ser a nomeação do Bispo e expectativa de saber quem seria e como iria anunciar à Igreja Diocesana. Uma experiência honrosa, única e feliz que aconteceu no dia 8 de agosto de 2012, às 8h, quando me dirigi à Rádio Caturité para anunciar o nome de Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap
Para quem não sabe, esse comunicado do Santo Padre Bento XVI, referente à nomeação de um Bispo, é feito antecipadamente através da Nunciatura Apostólica no Brasil, ao Bispo nomeado, ao Administrador Diocesano, aos Bispos do Regional Nordeste 2 e aos Cardeais do Brasil, com a incumbência de guardar o Segredo Pontifício até que seja publicado oficialmente em Roma.

   Após o anúncio no dia indicado, cumpridos os protocolos, convidei alguns padres, colaboradores próximos, para irmos a Caicó-RN prestar nossa primeira homenagem e acolhimento em nome do Clero e de todos os diocesanos. Foi uma visita cordial, Dom Delson nos acolheu com muita presteza e, na sua simplicidade, nos transmitiu a imagem de um Pastor acolhedor, aberto ao diálogo e ao zelo pastoral, características fundamentais no exercício do múnus episcopal. E assim, agendamos para o dia 29 de setembro de 2012, às 16h, a posse canônica em nossa Diocese de Campina Grande que estará reunida para receber seu sétimo Bispo.

   A chegada de um Bispo numa Diocese é sempre um momento novo de exultação e alegria. Sabemos que sempre se renovam as esperanças e se dá continuidade aos trabalhos que vinham sendo desenvolvidos. E aqui, de modo muito oportuno, lembro como a Diocese vibrou com a chegada de outros Bispos anteriores, cito em particular Dom Jaime Vieira Rocha que teve uma inesquecível celebração de acolhida. Aliás, o seu episcopado, com o qual colaborei como seu vigário geral, foi o de um exímio pastor, solícito no amor e em ações de justiça, muito benevolente. A todos os Bispos antecessores, nossa gratidão!

   Nosso Clero, Paróquias, Religiosos e Religiosas, Agentes Pastorais e fiéis estão felizes com essa escolha e rezam para que possamos juntos ter grandes iniciativas para o bem da missão evangelizadora. Dentro em breve, estaremos reunidos na Catedral de Nossa Senhora da Conceição com a presença do nosso novo Pastor, que de “todo coração” vem ao encontro desta Igreja Particular. A Dom Delson, agradecemos profundamente pelo sim dado à esta missão apostólica.

   Bendito aquele que vem em nome do Senhor! O Bispo é um enviado por Deus para apascentar o rebanho, vem não em seu nome próprio, mas em nome d’Aquele que o enviou. Daí que, a recepção de um Bispo está confirmada pela sucessão Apostólica, dada pelo próprio Cristo e firmada pela Tradição da Igreja, na qual se manifesta o mandato do Senhor: “Ide e fazei que todas as nações se tornem meus discípulos, batizando-as e ensinando-as a observar tudo o que vos ordenei” (Mt. 28,19-20). Esse mandato do Senhor reveste-se de um significado mais profundo em virtude do Lema Episcopal de Dom Delson ser “Ide aos meus irmãos”.

   Desse modo, a nossa Igreja, como uma noiva à espera do seu noivo em dia de núpcias, estará toda jubilosa para celebrar pedindo a intercessão da Virgem Maria na esperança de que, unidos ao nosso Bispo, sejamos um sinal da verdadeira comunidade de fé e amor. Todo o rito e os elementos que compõem essa celebração manifestam a unidade da Igreja, bem como a sua diversidade, por isso, essa posse realiza-se na Igreja Catedral, símbolo da unidade diocesana onde está a sede da presidência, cátedra ou cadeira, da qual o Bispo presidirá como guia e mestre, o seu povo.

   Esta solenidade é rica em sua ritualidade e simbolismo litúrgico, teológico e espiritual. Não se trata de um mero cumprimento do protocolo canônico, apesar de obrigatório, mas de uma antiquíssima riqueza eclesial que vai sendo desdobrada em gestos tão belos que dão prazer de estar presente. O primeiro momento é a recepção do Bispo na porta da Catedral que receberá o crucifixo, beija-o em sinal de respeito e reverência; entrará aspergindo e abençoando os presentes; fará uma oração silenciosa na Capela do Santíssimo Sacramento; receberá o báculo pastoral das mãos do Arcebispo Metropolitano ou outro designado para esta tarefa e será feita a leitura das Letras Apostólicas (Bula de nomeação do Papa Bento XVI). Depois, todo o Clero acolherá com o abraço fraterno seu novo Pastor e segue-se a missa normalmente.

   Portanto, esperamos que a chegada do nosso Bispo, seja um momento fecundo para a nossa Igreja Diocesana, levando o rebanho sentir-se cada vez mais motivado a continuar seguindo Jesus, nosso Senhor e Bom Pastor. E que Dom Delson possa, sob à  Luz do Espírito e à égide da sua excelsa Padroeira Nossa Senhora da Conceição, reger esta nossa Igreja de Deus que está em Campina Grande, em nome do Pai, de quem o bispo é a imagem entre os fieis; em nome do Filho, cuja missão de mestre, sacerdote e pastor ele exerce; e em nome do Espírito Santo que dá vida e força à Igreja de Cristo, e a fortalece em sua fraqueza.  Seja bem-vindo Dom Delson, pode contar conosco, seus diocesanos. Assim seja.


Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes
Administrador Diocesano

Fonte: http://pemarcio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário