segunda-feira, 28 de março de 2016

Fiéis lotam a Catedral de Campina Grande neste domingo de Páscoa


"Cremos que Deus está agindo na nossa História e vai nos mostrar o caminho da justiça, da honestidade", disse Dom Delson na Missa de Páscoa 

A Missa deste domingo, 27, foi regada pelo sentimento de alegria na Ressurreição de Cristo. Muitos fiéis lotaram a Catedral de Campina Grande neste dia para participar da celebração presidida pelo Bispo de Campina Grande, Dom Manoel Delson.

Em sua homilia, Dom Delson iniciou citando a fé em Colossenses. "Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto”. E continuou: “se tens os olhos fixos em Jesus, és nutrido pela crença na ressurreição, na renovação. Quem crê não tem uma vida mais ou menos. É perceptível a alegria, a paz, o amor, a paciência, e consegue passar pelos problemas vencendo-os, pois esta é a fé dos batizados."



O Bispo lembrou ainda do momento político delicado que o país está passando: "nesta páscoa nos deixemos iluminar por Jesus, sobretudo nós brasileiros que devemos ter fé para encontrar os melhores caminhos, livrando o povo da corrupção. Uma vida nova só é possível quando defendemos a justiça.”

E deu continuidade: “é a dimensão econômica, financeira e o poder dominando os valores humanos e tirando a alegria e a esperança do povo. Mas Deus vai nos dar o dia novo, ele nos mostra o caminho de mudar essas coisas. Que o senhor nos livre disso, nas pequenas e grandes coisas. Que mudemos a nossa mentalidade sobre o respeito ao outro, do que é público, do que é de todos. Cremos que Deus está agindo na nossa história e vai nos mostrar o caminho da justiça, da honestidade.”



Por fim desejou a todos uma feliz páscoa, concluindo assim a homilia deste domingo.

Ao final da celebração o concelebrante Pe. Luciano, lembrou ainda aos fiéis que haveria celebração durante o dia às 17h e 19h30min.


Texto: Ana Paula Alves (Pascom Catedral)
Foto: Pascom Catedral

 

"Deus é o princípio e o fim de tudo” – Missa de Sábado de Aleluia


A Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição celebrou nesse Sábado (26) as 20:00h Missa de Aleluia seguida da Vigília Pascal. No Sábado Santo honra-se a sepultura de Jesus Cristo e sua descida à mansão dos mortos; depois do sinal do Glória, começa-se a honrar sua gloriosa Ressurreição. 

A celebração foi presidida pelo Bispo, Dom Manoel Delson, Bispo Diocesano de Campina Grande, e concelebrada pelo Padre Luciano Guedes (Pároco da Catedral). Inicialmente, houve o acendimento do Círio pascal ao lado da Catedral com toda a equipe litúrgica. Durante a Vigília pascal, o Bispo insere no Círio cinco grãos de incenso, ou algo para destacar-se na vela, representando as cinco chagas de Cristo na Cruz: a coroa de espinhos, o prego da mão direita, o prego da mão esquerda, o prego dos pés, e o corte feito no lado direito do seu peito, por um soldado romano, vendo que Ele já estava morto.

Na homilia, Dom Delson, apoiado no evangelho do apostolo Lucas, no qual é descrito a atitude "por que vocês estão procurando entre os mortos Aquele que vive? Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que ele lhes disse, quando ainda estava com vocês na Galileia: é necessário que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia"... Dom Manoel Delson relata para a assembleia que lotava a Catedral, que esta é uma noite muito feliz, noite esta que tem a passagem da morte para vida, que deixamos para trás o pecado para renascermos com Cristo ressuscitado.

Tendo este momento de grande alegria do renascimento de Jesus Cristo, Dom Delson realizou a iniciação de dois jovens à vida cristã. Ana Laura e Thiago da Silva receberam o Sacramento do Batismo e da Primeira Eucaristia, sendo assim inseridos no meio do povo de Deus.

O Bispo pediu para que cada cristão possa seguir os ensinamentos de Jesus, que a cada dia tenhamos a capacidade de renascer, no amor daquele que soube morrer e renasceu no amor para conosco, se não fosse à ressurreição de Jesus Cristo não estaríamos aqui. 

A Pascom Catedral esteve fazendo a cobertura através de fotos e vídeos de toda a Celebração Eucarística. 


Texto : ROMERO SILVA E PRISCILLA (Pascom Catedral)
Foto: Pascom Catedral

sexta-feira, 25 de março de 2016

Sexta-feira Santa leva milhares de fiéis à Catedral na Celebração da Paixão do Senhor e às ruas para a Procissão do Senhor Morto

A Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição celebrou nessa Sexta-Feira Santa (25) a Paixão de Cristo, símbolo do amor e do sacrifício de Jesus para os milhares de cristãos campinenses que compareceram à cerimônia. A celebração foi iniciada com uma procissão silenciosa remetendo ao sofrimento e crucificação de Jesus, por volta das 15:00h, e foi conduzida pelo Bispo, Dom Manoel Delson, pelo padre Luciano Guedes e o Monsenhor Antônio Apolinário.


Na liturgia os fiéis escutaram o que o profeta Isaias, com suas palavras, descreveu sobre o tratamento dado a Jesus pelos carrascos romanos, o sofrimento e a tortura enfrentados por Cristo. “Ó pai em tuas mãos eu entrego o meu espirito”, assim foi cantado o Salmo que destaca as últimas palavras do Senhor na cruz.


O evangelho, segundo o apóstolo João, sobre a Paixão de Jesus, retrata a traição de Judas que o entregou aos Soldados de Roma; o Diálogo entre Cristo e Pilatos sobre qual o reino dos céus e o que é a verdade; a ordem de flagelamento do redentor e todo o escárnio com o qual trataram o filho de Deus, até a crucificação em que o colocaram entre dois ladrões.


Na homilia o Bispo, Dom Manoel Delson, recordou o gesto sublime de Jesus que se entregou por nós obedecendo aos desígnios de Deus. Lembrando ainda que Cristo não cometeu nenhum crime, mas morreu pelos homens e mulheres pagando pela redenção de cada um, “Jesus morreu por mim e por você se entregou para salvar a todas as criaturas em todos os tempos”, disse Dom Delson.


O Bispo reforçou a ideia da graça de Deus que cada cristão deve sentir no coração e na alma. “Que o nosso coração se abra para essa graça que nos redime e nos salva, reconhecendo a misericórdia de Deus”, destacou Dom Delson, que na oportunidade falou do amor de Deus por todos nós que é tão forte que o fez entregar seu filho em sacrifício por nossa remissão, pedindo que confiemos nessa ação salvadora do Jesus.


A Celebração continuou com a Procissão do Senhor Morto pelas ruas do centro da cidade. Para Dona Zélia Maria, 65 anos, que vai à procissão há 16 anos esse é um momento de oração e agradecimento a Deus, “Durante a caminhada vou pedindo a Deus por minha família e que eles possam me acolher com amor, e que tenham discernimento sobre a minha condição de idosa”, disse Dona Zélia. O percurso foi encerrado na Catedral, em que os devotos puderam se aproximar da imagem do Senhor para fazerem suas reverências.


Texto: Fernando e Fátima Cunha (Pascom Catedral)

Fotos: Pascom Catedral

Missa da Santa Ceia do Senhor é celebrada nessa Quinta-feira Santa e dá inicio ao Tríduo Pascal

A Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição deu inicio ao rito do tríduo pascal com a missa da Santa Ceia do Senhor no fim da tarde desta quinta-feira (24), na ocasião a igreja relembra o último ato de Jesus, antes de sua paixão, ao lavar os pés dos discípulos, momento este que representa para os fies o espirito de humildade e reflexão que o filho de Deus nos deixou como mandamento.

A celebração foi presidida pelo Bispo, Dom Manoel Delson, e concelebrada pelo padre Luciano Guedes. Inicialmente, Dom Manoel nos lembrou dos mais variados tipos de cruz aos quais os nossos irmãos são submetidos a carregar em suas vidas.

Na homilia, o Bispo Dom Delson, apoiado no evangelho do apostolo João, no qual é descrito a atitude de Jesus de lavar os pés dos discípulos, e que cristo já tinha consciência que passaria dessa vida para junto do pai.  “Esse momento representa a instituição da eucaristia, naquele tempo a tradição judaica sacrificava o cordeiro, mas Jesus se ofereceu para ser sacrificado, doando o seu sangue para nossa salvação”, lembrou Dom Manoel Delson

A celebração desta quinta-feira Santa faz com que entendamos a proposta da eucaristia na vida de cada cristão, como ensinamento de Jesus cristo e como elemento que sustenta a nossa fé católica. “A eucaristia exige de nós compromisso, já que comungamos o corpo do Senhor e bebemos o seu sangue, por isso temos que obedecê-lo”, ressaltou Dom Delson.

O lava pés tem um significado importante de acolhida e de inversão de papeis, já que essa ação era praticada pelos servos e não pelos poderosos. Diante dessa situação Jesus Cristo nos ensina que a autoridade maior vem daquele que serve, e fazendo isso o Senhor pede que façamos o mesmo.

Dom Manoel Delson pediu para que cada cristão possa seguir os ensinamentos de Jesus, já que estamos em uma sociedade repleta de contradições com falta de amor, tolerância e controle na convivência entre as pessoas. “É necessário ser uma pessoa positiva para progredir, a coisa mais valiosa na vida é o amor que  temos uns para com os outros”, disse o Bispo.

Ao final da homilia o Bispo reproduziu o lava pés com pessoas que integram a comunidade diocesana, e seguiu a celebração com a adoração ao santíssimo na capela do Santíssimo Sacramento, na preparação para a Sexta-feira Santa.

Texto: Fernando e Romero (Pascom Catedral)


Fotos: Pascom Catedral


quinta-feira, 24 de março de 2016

Missa dos Santos Óleos renova a fé dos campinenses na manhã desta quinta-feira

A Diocese de Campina Grande celebrou na manhã dessa quinta-feira (24) a missa dos santos óleos, a cerimônia faz parte do rito pascal e tem por finalidade reunir todo o clero diocesano para abençoar os Santos Óleos que serão usados ao longo de todo o ano nas paróquias. A missa foi presidida pelo Bispo, Dom Manoel Delson Pedreira Da Cruz, e, concelebrada pelo pároco da Catedral Padre Luciano Guedes.

Os fiéis lotaram a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, com orações e cânticos mostrando a devoção nesse momento importante para a Igreja. Durante a celebração os padres que fazem parte do corpo da diocese reafirmaram seus compromissos episcopais perante o Bispo e o povo de Deus, e receberam os santos óleos que serão utilizados nos sacramentos do batismo, crisma e unção dos enfermos.

Na homilia, o Bispo Dom Manoel Delson utilizando o evangelho de Lucas, no qual ressalta que “o espirito do senhor esta sobre mim...” disse ser grato a Deus pela entrega de cada pároco ao serviço sacerdotal. “Deus Olha para cada padre com um olhar especial, e, cada ministro age em nome do Senhor cuidando do legado que Jesus Cristo deixou na terra, nessa ocasião todos os sacerdotes renovam os votos e continuam servindo a Deus”.

Dom Delson falou sobre a importância do padre como agente ungido que serve para perdoar, buscando em Deus a força para sua libertação. Destacou também o pecado como algo que oprime e escraviza o ser humano, e que Jesus com seu espirito envolve nossa capacidade de compaixão. O Bispo mostrou-se preocupado com a atual situação da crise politica e econômica que o Brasil esta enfrentando, e pediu oração para que como cristãos não propaguemos o ódio nem a discórdia diante das circunstancias.

Ao final da celebração os padres saíram em procissão com o Bispo até o salão paroquial na lateral da Catedral, local onde foram distribuídos os santos óleos a cada pároco.

Texto: Fernando e Romero (Pascom Catedral)


Fotos: Pascom Catedral 

terça-feira, 22 de março de 2016

Domingo de Ramos abre celebrações da semana santa na Catedral

Nesse domingo, fazemos recordação de uma das mais emblemáticas passagens bíblicas: a entrada de Jesus em Jerusalém. Os filhos dos hebreus com ramos de palmeiras exortavam a chegada do Messias prometido, sinal de uma libertação tão almejada.
Uma multidão se aglomerou na Catedral de Nossa Senhora da Conceição para participar da Missa do “Domingo de Ramos". A celebração foi presidida por Dom Manuel Delson e concelebrada pelo pároco Luciano Guedes. Na ocasião, os fiéis junto com o bispo entraram para o interior da Catedral através da porta santa da misericórdia.
Em sua pregação, o pastor diocesano destacou a riqueza do tempo pascal e o significado das ações de Jesus. “O senhor quis livremente fazer esse esvaziamento de si mesmo para nos enriquecer com os seus dons de misericórdia, por isso que Deus o elevou a cima de todas as criaturas”, concluiu.
A partir de hoje, os católicos são chamados a vivenciar os mais importantes dias da fé cristã, em preparação ao tríduo pascal, onde faremos memória da paixão, morte e ressurreição de Cristo.
A tradição da Santa Igreja convida a todos ao recolhimento e à reflexão até o Sábado de aleluia, quando na aurora da Páscoa, contemplaremos a vitória sobre a morte pelo Senhor da Vida.
Ao final, Pe. Luciano convidou a todos para vivenciar a Semana Santa divulgando a programação.

A Missa foi transmitida pela Rádio Caturité, filmada e fotografada pela Pastoral da Comunicação da Catedral. 

Texto: Emilson Garcia 

Foto: Pascom Catedral

segunda-feira, 14 de março de 2016

No ano da Misericórdia, Caminhada Penitencial reúne milhares de pessoas

Repetindo um gesto bíblico, fundamentado em inúmeras passagens das sagradas escrituras, o povo de Deus saiu em cortejo na manhã deste domingo, dia 13 de março, rumo a Lagoa Seca, em mais uma Caminhada penitencial. No Antigo Testamento, o povo hebreu saiu em marcha em busca da libertação; na entrada em Jerusalém, Jesus fora saudado pelos que viam no Messias prometido, a esperança de dias melhores.
O ato que reuniu mais de 40 mil pessoas de toda a Diocese de Campina Grande, é marcado por simbolismos que transcende a frágil compreensão humana acerca da fé. Tantos idosos, que apesar da idade, não titubearam em seguir em frente e a impressionante quantidade de jovens, que serviram animadamente, renunciando a tantas opções de entretenimento naturais em um fim de semana, são exemplos que merecem ser compartilhados.
Na Santa Missa, o bispo Dom Manuel Delson, presidente da celebração, lembrou que a quaresma é convidativa a uma frutífera conversão, que muitas vezes suscita renúncia e perseverança. “É uma demonstração que queremos seguir os passos de Jesus Cristo para mudar a nossa vida”, destacou. O pároco da Catedral, Pe. Luciano Guedes, recordou os católicos do momento mais importante da vida da igreja, o mistério pascal, convocando todos a um mergulho na profundidade que o tempo oferece no ano da misericórdia.
Após uma manhã plena de graças e bênçãos, cresce a certeza que a cada encontro com o Cristo, vivo na eucaristia, é possível antecipar as maravilhas celestes na terra. Essa jornada é feita com os irmãos, numa difícil trilha, mas acima de tudo, redentora.
Texto – Emilson Garcia (Catedral)
Fotos: Pascom Catedral


quinta-feira, 10 de março de 2016

18ª Caminhada Penitencial - 13 de Março

A caminhada constitui-se num ato público de fé, testemunho vivo da vitalidade da Igreja de Cristo que brota do seu lado aberto pela lança na cruz, da água e do sangue que purificam e dão vida nova a todos os que creem. Ato de fé que reúne e congrega toda a comunidade católica em torno do sentido mais profundo e espiritual da quaresma: conversão, oração e penitência em preparação para a Páscoa do Senhor Jesus.


Texto e foto: Catedral Diocesana de Campina Grande

segunda-feira, 7 de março de 2016

FIÉIS PARTICIPAM DAS ‘24 HORAS PARA O SENHOR’

A Catedral de Campina Grande juntamente com mais 09 paróquias da Diocese, vivenciaram nesse fim de semana, o projeto ’24 horas para o Senhor’. A iniciativa que se iniciou na sexta-feira, dia 04 de março e se estendeu até o sábado, contou com a participação de um grande número de fiéis.
A programação contou com confissões, louvores e adoração ao Santíssimo Sacramento que foi concluída com a Missa da juventude, realizada às 19h30. Para André Soares, de 23 anos, o evento religioso foi bastante gratificante. “Vim agradecer a Deus pela aprovação no Enem, este ano será muito importante para mim. Nada melhor que iniciar uma jornada sob as bênçãos de Deus”, relatou.
Na Sagrada Eucaristia, o Padre Luciano destacou a temática partilhada pela Igreja no ano da Misericórdia e refletiu sobre a emblemática parábola do filho pródigo. “Somos chamados a fazer esse regresso à casa do pai. Não importa o tamanho do nosso pecado, maior é a compaixão do pai das misericórdias”, concluiu.
Na próxima sexta - feira, dia 11 de março às 19h30, teremos a terceira Catequese Quaresmal e  domingo, 13 de março, mais uma etapa da preparação para a Páscoa do Senhor será realizada. Com Missa às 5h30 e  Caminhada penitencial saindo da Catedral até a cidade de Lagoa Seca, por volta das 6h10.

Texto: Emilson Garcia e Aurea Ramos (Pascom Catedral)

Fotos: Pascom Catedral

Madre Teresa, José Sánchez del Rio e Padre Brochero estarão entre cinco novos santos

Vaticano, 07 Mar. 16 / 12:00 pm (ACI).- Na próxima terça-feira, 15, o Papa Francisco presidirá o consistório para a canonização de cinco beatos entre os quais destacam a Madre Teresa de Calcutá, o menino mexicano José Sánchez del Rio e o Padre Brochero da Argentina.
Segundo informação divulgada na manhã de hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé, os outros dois beatos cuja canonização será votada nesse dia são o polonês Estanislau de Jesus Maria e Mary Elizabeth Hesselblad.
O Consistório se realizará às 10h no Palácio Apostólico do Vaticano, logo depois da celebração da hora tercia presidida pelo Santo Padre.
Madre Teresa, Beato José Sánchez del Rio, Padre Brochero,
Elizabeth Hesselblad e o Beato polonês Estanislau de Jesus Maria

Neste dia, será definida a data da canonização destes beatos.
No dia 18 de dezembro do ano passado, o Vaticano anunciou a aprovação do milagre atribuído a Madre Teresa, a cura inexplicável de um homem brasileiro que tinha abscessos cerebrais.
O Beato mexicano José Sánchez del Rio foi um menino cristero, que morreu mártir da perseguição religiosa no México durante a segunda década do século XX.
A cura de um bebê mexicano, para quem “humanamente já não havia esperança de vida”, foi o milagre aprovado pelo Santo Padre em 21 de janeiro.
O Pe. José Gabriel do Rosário Brochero será o próximo santo Argentino. Em 2013, o Papa Francisco disse: “Deixemos que o Padre Brochero entre hoje na casa do nosso coração e nos convide a oração, ao encontro com Jesus, que nos liberta de ataduras para sair nas ruas e procurar os irmãos”.
A Beata Elizabeth Hesselblad foi uma luterana que se converteu ao catolicismo na Suécia, a quem os judeus consideram “Justa entre as Nações” – um título que poderia equiparar-se à canonização nessa religião – por ter salvado muitos perseguidos durante a Segunda Guerra Mundial.
Estanislau de Jesus e Maria (cujo nome original era Juan Papczynski) foi um sacerdote e fundador dos Clérigos Marianos da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria, primeira congregação masculina polonesa. Foi beatificado no domingo, 16 de setembro de 2007, no santuário Mariano de Lichen (Polônia).

FONTE: ACIDIGITAL