quarta-feira, 13 de março de 2013


A primeira fumaça!



Cidade do Vaticano (RV) - Era exatamente 19hs41min desta terça-feira feira, 12 de março, quando a fumaça, indicando a primeira votação do Conclave, saiu através da chaminé instalada no telhado da Capela Sistina. Uma abundante fumaça que, mesmo sendo preta, provocou alvoroço na multidão que enchia a Praça São Pedro.

Esta cena, acompanhada pelos quatro cantos da terra graças às transmissões exclusivas do Centro Televisivo Vaticano e aos milhares de jornalistas presentes em Roma, foi o coroamento de um dia cercado de emoções e expectativas, que teve início com a chegada dos Cardeais na Casa Santa Marta a partir das 7 horas da manhã, seguido da Missa Pro Eligendo Pontefice.

Na parte da tarde, exatamente às 17hs34min, as portas da Capela Sistina foram fechadas dando início ao Conclave. 

A cerimônia de juramento e o ‘extra omnes’ (todos fora!), concluíram a celebração desta tarde que teve início às 16hs30min com a procissão na Capela Paulina até a Capela Sistina, enquanto os Cardeais entoavam a Ladainha de Todos os Santos. Após entrar no local do Conclave, os Cardeais eleitores cantaram o ‘Veni Creator’, invocando o Espírito Santo. Fechadas as portas, todas as atenções se voltaram para a chaminé instalada no telhado da Capela Sistina, à direita da Basílica de São Pedro.

Uma multidão de fiéis, jornalistas e curiosos começou a encher a Praça São Pedro desde o final da tarde para acompanhar através de telões o ingresso dos Cardeais na Capela Sistina. O mau tempo em Roma não afastou os presentes, que com seus guarda-chuvas coloridos produziram um espetáculo à parte. Todos estavam com grande expectativa de olho na chaminé, aguardando o resultado da primeira votação da tarde, e, a primeira do Conclave. E esta primeira fumaça nao decepcionou, nem pela cor e nem pelo tempo, pois foram cerca de 5 minutos de uma abundante e densa fumaça, para alegria geral.

A forma como é realizada a eleição dos Papas, cercada de segredos e com rituais que atravessam séculos, enche de mistério todo o processo, que acaba se tornando um acontecimento planetário, não somente pela universalidade da Igreja Católica, mas pela peculiaridade destes ritos. A fumaça que sai pela chaminé instalada no telhado da Capela Sistina, indicando ou não a eleição do novo Pontífice em determinada votação, é um dos exemplos disto. (JE)

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário