quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Curso de Escatologia teve início na Catedral de Campina Grande


Começou ontem, dia 22 de setembro, na Catedral de Campina Grande, o breve curso de Escatologia, tendo como assessor o seminarista e estagiário Van Victor. O curso tem o objetivo de apontar as dúvidas e questões da nossa fé cristã acerca da compreensão do sentido da nossa própria vida para entendermos o sentido da morte. Em momentos de perdas, algumas vezes de forma inesperada, surgem muitos questionamentos em nossa mente: Por que isso aconteceu? Qual o sentido disso? Porque, tão jovem, essa pessoa morreu? Existe algo, além da vida? Por que Deus levou essa pessoa? 

Este curso, pois, pretende responder algumas perguntas que nos inquietam visto que nesses momentos tendemos a ficar um pouco distantes e perdemos a nossa fé, mas como cristãos não podemos viver acreditando que a morte é o final de tudo, é preciso compreender que, “morrer faz parte do viver”. Para o Catecismo da Igreja Católica, a morte é o fim da peregrinação aqui na Terra; é a hora da decisão sobre o destino que escolhemos, ao longo de nossas vidas; é o início da vida eterna.

É por isso que devemos ter responsabilidade com aquilo que fazemos da nossa vida terrena, pois o que virá, na vida eterna, será consequência dos caminhos que escolhemos seguir e então surge mais um questionamento, existe então, vida após a morte? Não há provas cientificamente comprovadas, que isso ocorra. O que a fé católica acredita é que após a morte, aqueles que morreram na graça de Cristo, não dormem, mas no mesmo instante de sua morte, separam-se de seus corpos e se encontram junto a Jesus no Paraíso. O que cremos é na ressurreição e na vida eterna e que no último dia seremos julgados, mais uma vez; será a hora da verdade, onde nos encontraremos diante de Deus e então nos serão apresentadas as possibilidades do céu, do purgatório e do inferno, mediante as escolhas que fizemos na nossa vida.

A partir dessa primeira reflexão, outros tantos questionamentos são suscitados: O que é céu? O que é purgatório? O que é inferno? O que acontecerá com a terra após o juízo final? São perguntas que serão discutidas nos próximos dias de formação, 22 e 23 deste mês, e como católicos precisamos nos apropriar desses conhecimentos para professar, verdadeiramente, a nossa fé.

Muitos coordenadores e agentes pastorais e fieis da comunidade participaram dessa primeira noite. 
Ao final, o pároco da Catedral, Pe. Luciano Guedes agradeceu a presença de todos e renovou o convite para as noites seguintes. 


Texto
Nadilza Souza - Pascom Catedral 
Fotos: Pascom Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário