sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Jesus, a plenitude da amizade

“Chamei-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.” (Jo 15, 15)
As palavras mais importantes são aquelas que dizemos diante da eminência da morte. São nas despedidas da vida que o coração se expressa com maior intensidade. No último abraço, no último olhar, no último beijo, temos a oportunidade de marcar para sempre a vida das pessoas que amamos. Na vida de Jesus não foi diferente: na Sua hora derradeira e na proximidade da morte Ele quis dar aos discípulos a mais bela declaração do seu afeto, o testamento da sua amizade.
É na mesa com os seus que Ele nos apresenta a mais bela definição de amizade: o conhecimento. O amigo conhece o território do coração do outro, pois escolheu morar ali. Jesus se deu, se revelou, se mostrou porque o amor tende sempre a manifestação e se ele não se expressa corre o risco do enfraquecimento. O verdadeiro afeto exige conhecimento do coração e a amizade tem como sustento a intimidade. Aos seus amigos Ele entregou as chaves do seu Coração para que pudessem encontrar ali a intimidade do Pai.
É na dura prova da despedida que a amizade mostra o seu valor e na experiência da distância que ela revela sua grandeza. A amizade de Jesus é assim. Antes da distancia física, Ele quis deixar o Coração. Amigo
é isso: é quando eu mudo para dentro da outra pessoa. Jesus entregou a sua vida naquela mesma noite, mas antes precisava entregar-se no interior daqueles que Ele amava, por isso amou até o fim.
 É no encanto dessa amizade divina que nós somos chamados a mergulhar. Também a nós se dirigem hoje as palavras de Jesus: chamei-vos amigos. Eu e você somos o alvo do olhar, do sorriso e da voz do Senhor que nos confidencia sua intimidade, pois as confidencias do coração são entregues somente a quem mais se confia. Jesus aceitou correr esse risco, ele não teve medo, não desconfiou de nós. Quem não se dispõe aos riscos jamais poderá ser amigo de Jesus. Quanto maior o amor, maior a coragem de se dar: por isso ele deu tudo, por isso Ele fez conhecer tudo. O fruto dessa aventura de dar-se e sacrificar-se será sempre a felicidade. Tenha a ousadia de investir na sua amizade com Jesus! Hoje você também você pode se mudar para o coração Dele e fazer a experiência Daquele que contem em Si a plenitude do amor e da amizade.
Texto: Willian Guimarães - Seminarista Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário