sábado, 1 de outubro de 2011

Comunidade de São Pio X completa 20 anos e define programação comemorativa

A programação das comemorações dos 20 anos da Comunidade de São Pio X em Campina Grande terá início no dia 6 de outubro, uma quinta-feira, com a Solene Celebração Eucarística em Ação de Graças pelas duas décadas da Comunidade de São Pio X e o Ato de Reconhecimento Canônico e Aprovação dos Estatutos, que serão presididos pelo dispo diocesano Dom Jaime Vieira, às 19h30, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição. 

Na sexta-feira, dia 7, data mais significativa para a Comunidade de São Pio X por ser o dia da sua fundação e também o Dia de Nossa Senhora do Rosário, a programação terá Adoração Eucarística e Renovação das Promessas do Batismo dos Membros e será realizada na capela localizada na Rua Afonso Pena, no centro da cidade, também às 19h30. 

O domingo, 9, será o dia da Santa Missa e Show de Evangelização “Milhões de Vozes”, com o padre Reginaldo Manzotti, que acontece às 17h, no Parque do Povo, e terá também as presenças de Dom Jaime Vieira Rocha e dos demais padres da Diocese de Campina Grande. A programação será encerrada no dia 26, uma quarta-feira, com uma Sessão Solene do Poder Legislativo Municipal em homenagem aos 20 Anos da Comunidade de São Pio X, proposta pelo vereador Tovar Correia. 

A sessão será realizada no auditório da Cúria Diocesana e terá como palestrante oficial Reinaldo Bezerra dos Reis, assessor do Conselho Nacional da RCC (Renovação Carismática Católica) do Brasil para as Comunidades Carismáticas, de São Paulo. O tema da palestra será “A cultura de Pentecostes e construção de uma sociedade justa e fraterna”.

HISTÓRIA DA COMUNIDADE – Fundada por Antonio Lucena no dia 7 de outubro de 1971, a Comunidade de São Pio X tinha a finalidade de ensinar e formar as pessoas que freqüentavam os grupos de oração, de torná-las conhecedoras da doutrina católica e da Sagrada Escritura. Depois de um encontro com o então bispo diocesano de Campina Grande, Dom Manoel Pereira da Costa, na Catedral Diocesana, ouviu do sucessor dos Apóstolos, “vá e comece um trabalho na Capela de São Pio X”, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. 

Foi então que em um sábado à tarde, dia 24 de março de 1979, reunidos com mais seis pessoas, entre elas sua esposa Maria da Guia Araújo de Lucena, que Antonio Lucena deu início a um grupo de oração, que prontamente foi intitulado de São Pio X. Com o crescimento da adesão das pessoas ao apostolado do Grupo de Oração São Pio X, outros grupos foram também sendo criados em outros dias e horários, na mesma capela.
À comunidade que passou a agregar todos os grupos de oração deu-se o nome de São Pio X, fundada oficialmente em 7 de outubro de 1991, dia dedicado a Santíssima Virgem Maria e a Senhora do Rosário.

Gustavo Lucena de França Costa
Campina Grande/PB
83 9312-7745

Nenhum comentário:

Postar um comentário