domingo, 8 de abril de 2012

Pe. Márcio celebra a Vigília Pascal na Catedral de Campina Grande




Os últimos momentos e o milagre da ressurreição de Cristo. É o que celebra a Igreja Católica, em vigília, na noite de Sábado Santo. Na Catedral, o Administrador Diocesano de Campina Grande, Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes, recebeu às 20h da noite de ontem (7),  centenas de fiéis para a celebração nesta véspera de Páscoa da Vígilia Pascal, considerada como a "mãe de todas as vigílias".

A Vigília Pascal, junto da Via-Crúcis, é uma das cerimônias da Semana Santa que mais reúne simbolismos. Tradicionalmente, a vigília começa com a benção do fogo, em seguida, o Círio Pascal, que simboliza a Luz de Cristo, é abençoado e conduzido em procissão ao altar. Todo momento é vivido em silêncio e na escuridão, sendo iluminado apenas pela luz do Círio. Pouco a pouco, as velas trazidas pelos fiéis são iluminadas pelo fogo do Círio. Além da benção da Luz, a Vigília Pascal tem a liturgia da Palavra, o rito batismal e a liturgia eucarística.

Além da luz, outros dois elementos receberam destaque nas leituras e ritos da cerimônia e na homilia do administrador: a água e a recitação do Aleluia. A água, que para a Igreja representa a purificação, esteve presente no batismo realizado por Pe. Márcio em Vanessa – Jovem que recebeu a preparação junto à Pastoral da Crisma da Catedral.   

Em um trecho de sua homilia, Pe. Márcio fez menção a alegria da Páscoa e a exultação da Ressurreição do Senhor, nesta noite santa, falando ao coração dos presentes sobre a vida nova que se abriu para nós a partir do dia do triunfo do Senhor.

O Presidente, Pe. Márcio, concluiu a celebração agradecendo a participação de todos e renovando o convite para as Missas da Páscoa do Senhor, neste domingo, 8, nos horários das 10, 17 e 19h30.




Clique aqui e veja as demais fotos deste evento.


Fotos: Alexsandra Nascimento, Cleber Filho (Pascom Catedral)
Vídeos: Cleber Filho
Texto
Professora Aurea Ramos Araujo
@catedralcg
@CatedralPascom
@aureacg
http://www.facebook.com/aurearamosaraujo

Fonte: Pascom Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário