sexta-feira, 27 de maio de 2016

Eucaristia: Presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho consagrados – Missa de Corpus Christi

A Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição deu inicio nesta manhã de quinta-feira, dia 26 de maio de 2016, a celebração de CORPUS CHRISTI. Na ocasião a igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, sendo este o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas da cidade. É neste momento que todos os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da eucaristia, na qual o próprio senhor se faz presente como alimento e remédio para nossa alma.


A celebração foi presidida pelo nosso pároco padre Luciano Guedes, e concelebrada pelo padre Van Victor e pelo monsenhor Antônio Apolinário. Inicialmente, padre Luciano nos lembrou da importância deste dia para a igreja, ressaltando que hoje é dia de festa e louvor, dia este de presença real do senhor onde se esconde na espécie do pão e do vinho em cada celebração eucarística (missa). O sinal que ele deixou para que a sua igreja vivesse dele mesmo da sua entrega na cruz.


Na sua homilia, Padre Luciano, apoiado no evangelho de Lucas, no qual é descrito a atitude de Jesus multiplicar os pães e os peixes se expressou. E assim disse Jesus: Façam-nos sentar-se em grupos de cinquenta, Tomando os cinco pães e os dois peixes, e olhando para o céu, deu graças e os partiu. Em seguida, entregou-os aos discípulos para que os servissem ao povo, comeram e ficaram satisfeitos. Então por meio deste versículo o pároco lembra claramente que a eucaristia mostra a simplicidade do pão, uma pequena fração que é chamada de hóstia consagrada, e este vinho que bebemos e sinal simples que devemos ver também nos nossos momentos vividos em comunhão uns com os outros. 

E ainda mais que Jesus Cristo quis ficar nas coisas mais simples, por isso Ele quis e estar na eucaristia diária.

A celebração desta quinta-feira contou ainda com a acolhida dos novos coroinhas, onde os mesmo foram recebidos pela assembleia e também foram bentos com água santa e receberão de seus pais as suas vestes (roupas utilizadas nas celebrações), símbolo este de compromisso e comprometimento com a igreja e principalmente com o senhor Jesus Cristo.

Ao fim da celebração Eucarística de Corpus Christi (missa), foi iniciada a adoração ao Santíssimo Sacramento.



Texto: Romero Silva (Pascom Catedral)
Foto: Pascom Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário