sábado, 28 de maio de 2016

Fieis campinenses vão à tradicional Missa de Corpus Christi e procissão e fazem oração para que o Brasil possa superar esse momento de crise

A Catedral de Nossa Senhora da Conceição em Campina Grande celebrou na tarde dessa quinta-feira, 26, a solenidade do Santíssimo Corpo de Cristo, tradicionalmente conhecido por Corpus Christi. A Missa teve início às 16h e foi presidida pelo Bispo, Dom Manoel Delson, e concelebrada pelo Clero Diocesano. Esse momento comemorativo representa o alimento, a fé dos católicos que por meio da igreja intercedem em oração pela nossa pátria para que a crise política e econômica seja superada apontando o caminho da esperança.


Na liturgia da palavra os fiéis escutaram a leitura do livro do gêneses, na qual foi descrita a trajetória simbólica do pão e vinho desde as velhas escrituras como forma de agradecer a Deus por todas as coisas, “Bendito seja Deus criador do céu e da terra, Bendito seja o Deus altíssimo”. Na primeira carta de São Paulo aos Coríntios podemos entender como foi a última ceia do senhor, momento em que Jesus partiu o pão e distribuiu o vinho aos seus doze discípulos para que aquele gesto fosse a marca de sua presença entre nós.


O Evangelho de São Lucas nos revelou, nesse Dia Santo, o milagre da multiplicação realizado por Jesus, a forma como Cristo acolheu uma multidão e pregava o reino de Deus para todos, ao mesmo tempo em que sabia da fome que cada um passava naquele instante, compartilhou os cinco pães e os 2 peixes. O ato que marca a necessidade cristã de dividir com os semelhantes aquilo que possui.


Na homilia, Dom Manoel Delson disse que Corpus Christi é uma festa cheia de significados porque o senhor Jesus quis ficar entre nós, e se faz presente no pão e no vinho que se transforma no seu corpo e no seu sangue oferecendo a possibilidade de estarmos diante dele todos os dias, recebendo-o em nosso coração e em nossa vida, “Cristo se deu totalmente para nossa salvação e esse grande mistério que se esconde na eucaristia vem para matar nossa fome, saciar a nossa sede, nos livrar dos males dessa vida, nos dando forma e energia para continuarmos a nossa caminhada”, disse o Bispo .


A eucaristia representa o alimento daqueles que caminham, porque como cristãos estamos peregrinando na vida atravessando um deserto, e nos sentimos frágeis, com fome, sede, solidão, e nas angústias precisamos de um alimento que restabeleça em nossa vida a esperança e a fé. Significa um dom gratuito de Jesus em nossa existência para nos fortalecer, a igreja renova todos os dias esse momento de fé nos ofertando a presença do Cristo vivo, representa o maior milagre do Senhor que por meio do pão e vinho se dá continuamente a todos nós.


Na oportunidade o Bispo, Dom Manoel Delson, pediu que rezássemos pelo Brasil, porque para os homens muitas coisas são impossíveis, mas para Deus tudo é possível, “É possível um país melhor, um Brasil mais justo com políticas públicas que atendam às necessidades da população, que os frutos do suor de todos os brasileiros possam retornar para o povo em serviço e em beneficio”, frisou Dom Delson.


Na ocasião, Dom Manoel Delson, criticou a postura incorreta de determinados representantes políticos que agem de maneira injusta e que desviam recursos para suas riquezas pessoais, “com tanta carência e pobreza, falta de atendimento em hospitais, dificuldades na educação, falta de recurso para infraestrutura nas cidades, falta de segurança, sendo que tanto dinheiro é desviado, não é justo, não é digno cometer isso contra o povo brasileiro”, afirmou o Bispo.


Peçamos pelo nosso país, façamos penitência, orações e roguemos ao senhor que olhe pelo Brasil, que mude essa história, nos ajudando a construir uma sociedade melhor, diante do Santíssimo Sacramento pediremos por um novo tempo na vida dos brasileiros, com mais seriedade com as coisas públicas, “cada centavo gasto para o bem do povo se multiplica, já cada centavo desviado para o bolso dos corruptos se tornará carências e problemas mais adiante para o povo”, concluiu Dom Delson.


Após a Missa, a multidão saiu da Catedral pelas principais ruas da cidade louvando e adorando o Santíssimo. Já era noite quando a procissão retornou à Catedral, onde aconteceu a benção do Santíssimo por Dom Delson.



Texto: Aurea Ramos Araujo e Fernando Nascimento (Pascom Catedral)
Fotos: Pascom Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário