terça-feira, 11 de abril de 2017

A Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição celebra Missa de Ramos dando início a Semana Santa



A Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição celebrou na noite desse domingo, 09, a tradicional Missa de Ramos presidida pelo Pároco, Pe. Luciano Guedes. Esse momento marca a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém e inicia a Semana Santa vivida pelos católicos de todo o mundo.
No Evangelho de Mateus descreveu-se a Paixão de Jesus Cristo desde a traição de Judas, que dentre os 12 discípulos, teve essa conduta pela recompensa de 30 moedas. Relata-se também, nessa passagem da sagrada escritura os preparativos para a Páscoa e a última ceia de Jesus antes de ser entregue aos fariseus. O dilema vívido por Pedro diante a sua negação como seguidor de Cristo, o flagelo de Jesus e a atitude do Governador Romano, Poncio Pilatos, que lavou as mãos diante da escolha do povo para que Cristo fosse crucificado ao invés de Barrabas. 
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e plantaNa homilia, padre Luciano Guedes destacou a importância da semana que segue, recordando que a narração da paixão de Cristo diminui a nossa fraqueza porque não é um fato isolado de dois mil anos atrás, essa trajetória fala da história de cada pessoa. O pároco lembrou que drama da Paixão é o drama da humanidade, que consiste em muitas contradições.
Por meio da leitura do Santo Evangelho escrito por Mateus, entendemos que a cortina se rasga porque a esfera de Deus não pode se comprometer com as traições humanas. Dizemos que Jesus é o messias e o salvador porque ele realizou tudo o que nós não fizemos. "Os ramos apresentados nessa Santa missa é um sinal que reconhecemos Jesus como senhor. A Semana Santa deve servir para que nos questinemos sobre quem somos de verdade e qual personagem da narrativa da Paixão se assemelha a cada um de nós", disse padre Luciano Guedes.
A celebração de Ramos apresenta um duplo mistério, a contradição humana que reconhece e ama Jesus Cristo, mas também expõe a capacidade que temos de traí-lo e crucificá-lo. Entretanto, quem olha para Jesus aprende aprende a ter misericórdia diante das incertezas humanas, cheias de luz e trevas. Na Semana Santa devemos buscar com piedade o espírito da conversão.

Texto: Fernando Nascimento (Pascom Catedral)
Foto: Pascom Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário