sábado, 15 de abril de 2017

Celebração da Paixão de Cristo e Procissão do Senhor Morto Marcaram a Sexta-feira Santa na Catedral Diocesana

A Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição realizou na tarde dessa Sexta-feira Santa, 14, a celebração da Paixão de Cristo. O momento foi conduzido pelo Administrador Diocesano, Dom Manoel Delson, pelo pároco Luciano Guedes e pelos Vigários Van Victor e Mons. Antônio Apolinário.

Na primeira leitura as palavras do profeta Isaías que descreveu o sofrimento do filho de Deus. A segunda leitura da carta de São Paulo aos Hebreus demonstra como Jesus pode ser visto, sendo Cristo o sacerdote que entrou no céu e se compareceu de nossas fraquezas.

O Evangelho de João revelou como aconteceu a Paixão de Cristo, desde a traição de Judas até as imolações que Jesus entregou ao ser entregue aos soldados romanos. O sacrifício da crucificação é discorrido acompanhando o sofrimento de Jesus.

Na homilia, Dom Manoel Delson lembrou da atitude única de Jesus para nossa salvação e que devemos acolher essa ação em nossos corações. A morte do filho de Deus tem outro significado, além do nosso entendimento, isso porque Jesus assumiu a condição humana e enfrentou todo o sofrimento para resgatar seu povo, derramando o seu sangue na Cruz.

A meditação dessa Sexta-feira Santa nos propõe a dimensão do gesto de Jesus, para que assim tenhamos gratidão pelo Salvador. Considerando a Quaresma uma oportunidade para que nos tornemos discípulos com compaixão, caridade, perdão e amor. "O nosso coração deve se tornar mais conciliador, somente assim a morte de Jesus não terá sido um ato sem efeito, correspondendo à essa dádiva permitindo que a luz do crucificado ocupe nossas vidas", disse Dom Delson. 

Na ocasião, o Administrador Diocesano abriu um paralelo entre a traição de Judas contra Cristo para criticar o atual cenário político brasileiro, que está inundado de corrupção em todos os níveis de poder, o que demonstra claramente a traição daqueles que receberam um voto de confiança do povo para governar com justiça e decência. Entretanto, as últimas notícias contra os representantes políticos foram assustadoras do ponto e vista moral e cristão. "Não podemos baixar a cabeça e concordar com essas atitudes, a igreja alerta para que façamos uma escolha correta", completou Dom Manoel Delson.

A celebração foi encerrada com a procissão da imagem Senhor Morto pelas ruas adjacentes da Catedral, momento de tradição e fé que os católicos campinenses seguem reproduzindo todos os anos, como ato Penitencial pela doação de Cristo ao seu povo. 

Texto: Fernando Nascimento (Pascom Catedral)
Fotos: Pascom Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário