terça-feira, 3 de setembro de 2019

Assim serve aos mais pobres a Casa Mateus 25, que o Papa visitará esta semana

 
O Papa Francisco realizará nesta quinta-feira, 5 de setembro, uma visita privada à Casa Mateus 25, em Moçambique, por ocasião de sua viagem à África que também inclui Madagascar e Maurício.
A Casa Mateus 25 é uma iniciativa incentivada pela Nunciatura Apostólica em Moçambique, localizada na capital Maputo e que funciona graças à colaboração de mais de 20 congregações religiosas.
A casa foi inaugurada em 19 de julho de 2018 e leva o nome do constante convite que o Papa Francisco faz para viver intensamente o que o Evangelho de Mateus diz no capítulo 25. Para o Santo Padre, este é “o protocolo segundo o qual seremos julgados".
No versículo 31, o Evangelho lembra que quando "o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele", julgará todos, enviando ao Reino de Deus aqueles que trabalharam com misericórdia e ao "fogo eterno" aqueles que não o fizeram.

“Porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era pere­grino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim", dizem os versículos 35 e 36.

Com esse lema, aqueles que servem na Casa Mateus 25 se entregam generosamente para ajudar um grupo de 70 a 120 pessoas por dia, como crianças de rua, moradores de rua, dependentes químicos, doentes, entre outros.

Quando servem às crianças, os responsáveis ​​pela ajuda também oferecem uma breve catequese sobre uma parábola do Evangelho ou sobre a vida de um santo, que começa com o sinal da cruz.
 
Algumas das congregações que servem nesta casa são: as Filhas da Caridade de São Vicente, os Salesianos, as Filhas de Maria Auxiliadora, as Irmãs Concepcionistas, a Congregação da Missão, os Missionários Franciscanos de Maria, a Comunidade de Sant’Egídio, entre outras.
Fonte:acidigital
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário