quarta-feira, 17 de novembro de 2010

EDITORIAL: O HOMEM NO CENTRO DA ECONOMIA

Nesta semana os líderes das 20 maiores economias do mundo, incluindo o Brasil, estiveram reunidos em Seul, capital da Coreia do Sul, para tratar da crise que atinge a economia do mundo inteiro e procurar desenvolver indicadores que possam medir os desequilíbrios econômicos palpáveis hoje na econômica global; mas adiaram até 2011 o controverso trabalho de definição dos problemas que eles prometeram resolver. Na conclusão da cúpula, que durou dois dias, os líderes mundiais afirmaram que vão criar uma série de indicadores que servirão como um mecanismo para facilitar a identificação rápida de grandes desequilíbrios que exigem que ações preventivas e corretivas sejam tomadas.

Questões como a dos desequilíbrios externos dominaram a reunião dos líderes, que tentam evitar o que tem sido chamado de “guerra cambial”, na qual os países buscam vantagens competitivas por meio do enfraquecimento de suas moedas; em síntese desvalorizando a sua moeda para ter mais competitividade no mercado internacional.

Entretanto, o G-20 deu sinal verde para a adoção de controles de capital por países emergentes que estejam sentindo o peso da excessiva valorização cambial, caso do Brasil. No texto final destaca-se que economias emergentes com reservas adequadas e taxas de câmbio sobrevalorizadas poderão adotar medidas cuidadosas.

A determinação do G-20 é particularmente importante para o Brasil que, recentemente adotou uma série de ações para conter o forte fluxo de recursos estrangeiros e a valorização do real. O governo brasileiro aponta a estratégia acomodativa dos Estados Unidos como uma das responsáveis pela entrada de dólares. Por isso é preciso que as moedas, principalmente dos países emergentes tenham o seu justo valor no mercado internacional para permitir uma maior competição dos produtos de exportação.

No início dos trabalhos os líderes mundiais receberam do Papa Bento XVI uma mensagem na qual o Santo Padre evidenciou a necessidade de se adotar “instrumentos adequados para superar a crise, com acordos comuns que não privilegiem alguns países em detrimento de outros”, ou seja que as soluções atinjam todos os estados necessitados de desenvolvimento, e não só uma parcela que regularmente possui a maior parte da torta. Certamente a cúpula de Seul teve um alcance global, por isso a prioridade de se considerar as consequências das medidas adotadas para superar a crise, com soluções duradouras, sustentáveis e justas.

Na sua mensagem o Papa toca o eixo central da economia mundial, ou seja, a consciência de que os instrumentos adotados, funcionarão somente se estiverem destinados à realização do progresso autêntico e integral do homem. Tais instrumentos para serem eficazes deverão ser aplicados em sinergia e, sobretudo, respeitando a natureza do homem. Mas para que isso se verifique é necessária a cooperação de toda a comunidade internacional.

O tempo está passando e o momento é decisivo para o futuro da humanidade. É preciso mostrar ao mundo e à história – recordou o Papa – que hoje, também graças à crise, o ser humano amadureceu ao ponto de ser capaz de reconhecer que civilizações e culturas, como os seus sistemas econômico, social e político, podem e devem convergir numa visão partilhada da dignidade humana. (SP)
Fonte:radio vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário