quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Presidência da CNBB dará coletiva de imprensa hoje, 16 de fevereiro


cnbbA Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dará uma coletiva de imprensa, nesta quinta-feira, 16, às 11h30, no encerramento da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), que acontece na sede da instituição desde o dia 14.
Três temas marcarão a conversa dos bispos com os jornalistas: a Lei da Ficha Limpa, cuja constitucionalidade será julgada hoje pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a situação dos povos indígenas Guarani Kaiowá e a atuação do Conselho Nacional de Justiça, que teve seus plenos poderes reconhecidos pela suprema corte do país no início do mês.
A CNBB foi uma das principais motivadoras da criação da Lei da Ficha Limpa por meio de projeto de lei de iniciativa popular. Sua plena aplicação já nas eleições deste ano é aguardada com ansiedade por todos que combatem a corrupção eleitoral no país.
Outro tema que preocupa a CNBB é a situação dos indígenas Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul. No mês passado, o secretário geral da Conferência dos Bispos, dom Leonardo Ulrich Steiner, visitou várias aldeias destes indígenas e se mostrou perplexo com a situação em que vivem.
“A situação é de desamparo e violência. Pelo constatado, a origem de todos os problemas está na falta de andamento dos processos de demarcações de terras tradicionais e na ausência de políticas publicas'', disse dom Leonardo tekoha Kurusu Amba, no município de Coronel Sapucaia.
O terceiro tema sobre o qual os bispos falarão na coletiva diz respeito à decisão do STF que os plenos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Avaliada positivamente pelo Consep, a decisão do Supremo foi motivada por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), impetrada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (ABM) contra a Resolução 135 do CNJ.
Serviço: Coletiva de imprensa com a Presidência da CNBB
Presença:
1.    Cardeal Raymundo Damasceno Assis – arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB
2.    Dom José Belisário da Silva – arcebispo de São Luís (MA) e vice-presidente da CNBB
3.    Dom Leonardo Ulrich Steiner – bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário