sexta-feira, 18 de maio de 2012


Setúbal: Diocese publica normas para reforçar vivência do sacramento da confirmação


D. Gilberto Reis chama a atenção para o «grande número de adolescentes que abandonam a prática cristã» depois do crisma

 
        Setúbal, 17 mai 2012 (Ecclesia) – A Diocese de Setúbal lançou um conjunto de normas pastorais para reforçar a vivência do sacramento do crisma e cumprir com objetivos pastorais que apontam para a necessidade de uma “iniciação cristã exigente e atraente”.
        O bispo sadino, D. Gilberto Reis, realça o facto da Igreja Católica local ter “verificado”, nos últimos tempos, a existência de “muitos batizados adultos por crismar”.
“Por outro lado”, adianta o mesmo responsável, há também “um grande número de adolescentes que terminam a catequese, são crismados” mas depois, “abandonam com facilidade a prática cristã”.
         Aproveitando a celebração do Ano da Fé, proclamado por Bento XVI, com início marcado para outubro, e “tendo em conta” que a caminhada de formação para o crisma “é uma grande oportunidade para anunciar Jesus a adultos e jovens”, a Diocese de Setúbal achou “por bem” lançar as referidas normas, publicadas na sua página na internet.
         Sem a pretensão de “substituir” o que está determinado através do “Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA)”, as regras reforçam a importância dos encontros entre párocos e crismandos.
          Segundo o documento, estas reuniões permitem ao sacerdote ficar a par dos hábitos de fé dos candidatos e avaliar as “motivações” que os levam a avançar para o sacramento da confirmação.
          O principal critério de admissão, adianta o mesmo texto, “não é o facto do crismando vir sempre à catequese” mas sim “se ama a Jesus Cristo” e “procura viver segundo os mandamentos”.
Em destaque está também o papel dos pais, dos padrinhos e de toda a comunidade, que é desafiada a “envolver-se na preparação” dos candidatos, através da “oração”.
JCP


Fonte: Agencia Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário