quinta-feira, 11 de julho de 2013

Durante formação na Catedral de Campina Grande, professor diz que líderes tem que ser elo entre Deus e as pessoas




O Professor Doutor do Departamento de  Física da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB Írio  Coutinho afirmou na noite desta quarta-feira (10) que os líderes de movimentos e serviços religiosos na Igreja Católica tem que ser um verdadeiro elo entre Deus e as pessoas. Foi durante formação com o tema Liderança, promovida pela Catedral de Nossa Senhora da Conceição, de Campina Grande, no Salão Paroquial da Catedral.

Ele falou por cerca de uma hora a um público formado por membros de pastorais e demais movimentos e serviços da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e de outras paróquias da Diocese, além de fiéis que frequentam as paróquias, não estão engajados nos movimentos da igreja, mas tem interesse em ampliar sua doação ao serviço pastoral.
Írio Coutinho citou o modelo de liderança adotado por vários Papas da Igreja Católica e disse que os líderes tem que se questionar com frequência, sobre o papel que estão desempenhando. “Tem que se perguntar, frequentemente, se está mostrando Deus como deveria a seus liderados”, ressaltou.
Ele lembrou que a Igreja deve ser aberta a todos, não apenas para aqueles que demonstrem fé e que os líderes, na Igreja, não podem restringir o acesso das pessoas, devendo estimulá-las ao serviço pastoral. “A igreja é a única instituição do mundo com lugar para tordos. Não podemos restringir nosso convívio apenas com pessoas que tenham fé. O líder cristão tem como tarefa seduzir as pessoas para o serviço da igreja”.
Organização e Planejamento - Írio também destacou a importância da organização e do planejamento, na atuação do líder. “O líder deve ter planejamento de suas atividades. Ele está lidando com pessoas que se doam, mas que tem várias atividades fora da igreja, que tem família e que estão se esforçando para estar ali, presentes”.
O Professor finalizou deixando uma mensagem aos presentes: “o líder tem que ter uma profunda crença em seus princípios. É importante ter uma causa pela qual deve-se viver e trabalhar”. O objetivo do curso foi capacitar pessoas que atuam nos movimentos e serviços para que sejam verdadeiros líderes em suas respectivas equipes de trabalho.
A formação fez parte da programação da Semana Missionária, que corresponde à Pré-Jornada da Catedral, evento antecede a Jornada Mundial da Juventude, com foco nos jovens que fazem parte da paróquia e que vão participar da Jornada Mundial, com a presença do Papa Francisco, de 23 a 28 deste mês, no Rio de Janeiro.
Dentro da Pré-Jornada estão ocorrendo diversas atividades, como forma de preparar espiritualmente os jovens que irão participar da Jornada Mundial. Também na noite desta quarta-feira, na Catedral, foi realizado um momento de oração com o Grupo de Oração da Catedral, diante da cruz e do ícone de Nossa Senhora, dois símbolos da Pré-Jornada.
 
Assista a palestra no Canal do Youtube da Pascom Catedral: Canal da Pascom
 
Fotos e matéria: Equipe de Comunicação da Pré-Jornada Missionária da Catedral

Um comentário:

  1. Matéria, vídeo e fotos, muito bonitos. Parabéns nossa Equipe de Comunicação da Pré-Jornada Missionária da Catedral.
    Internautas! Visitem o nosso blog! Está sempre atualizado. Parabéns à equipe do blog. DEZ!!!!

    Aurea Ramos Araújo
    Coord. da Pascom e da Equipe de Comunicação da Pré-Jornada

    ResponderExcluir