sábado, 20 de julho de 2013

Pré-Jornada Missionária faz Oficina de Oração na Catedral e debate o tema: “Reza, Ama e Anuncia”



A Catedral de Nossa Senhora da Conceição, no centro de Campina Grande, realizou na noite desta sexta-feira (19), no Salão Paroquial, uma Oficina de Oração debatendo o tema “Reza, Ama e Anuncia”. A oficina teve como palestrante Ricardo Antônio, responsável pelo Setor Juventude da Comunidade São Pio X, que destacou a importância da oração para os cristãos e citou os vários tipos de oração.

Durante a oficina, Ricardo disse que a oração é a comunicação do cristão com Deus e que não há esta comunicação sem o ato de orar. Ele lembrou que, ultimamente, muitos cristãos estão perdendo o hábito da oração, preenchendo o tempo com coisas do mundo, como televisão, internet, conversas na rua, saídas para barzinhos, dentre outros.

“Temos tempo para a TV, para a internet, para fofocar, para conversar com amigos, mas não temos tempo para conversar com o nosso melhor amigo, que é Jesus. Muitas vezes ficamos na internet, à noite, até tarde e quando vamos para a cama, não dá para orar porque estamos cansados, com sono. E acabamos não dedicando um tempinho para Deus, para a oração”, lembrou ele.

Ricardo, que é membro da Comunidade São Pio X há mais de 10 anos, também lembrou a importância da oração em família. “Você tem tido tempo de orar com sua família?”, perguntou ele às pessoas da plateia, formada basicamente por membros de pastorais, jovens e fiéis que frequentam as Missas da Catedral.

Formas e tipos de oração – Ricardo lembrou que existem formas e tipos diferentes de oração. Dente os tipos, ele citou as orações de súplica, de intenção, de agradecimento e de louvor. “Na oração de súplica você vai pedir a Deus o que você precisa. É uma intenção particular. Na de intenção você ora por uma pessoa que está necessitando. É bom que se ressalte que o cristão tem o dever de interceder”, lembrou ele.

“Na oração de agradecimento você agradece a Deus pelo que ele faz. Muitas vezes, pedimos tanto e não temos a disposição para agradecer. Às vezes, Deus não nos dá aquilo que pedimos porque, naquele instante, não temos maturidade suficiente para receber. Na oração de louvor, você louva ao Senhor por aquilo que Ele é. Você reconhece o senhorio de Jesus, o que Ele representa em nossas vidas”, disse Ricardo.

Ainda dentro do tema proposto, Ricardo falou do amor verdadeiro, lembrando que, atualmente, muitas pessoas desvirtuam o verdadeiro significado do amor. “Hoje o mundo fala que amor é prazer. Amor é doação, é caridade, é entrega, é ajuda, é doar-se. Amor não é sentimento, é decisão. Decisão de amar a Deus, a si próprio e ao próximo”.

Ele finalizou lembrando que o maior exemplo de amor foi dado por Deus, ao oferecer o seu Filho unigênito para o sacrifício, em nome do amor que tem pela humanidade. “O maior exemplo de amor do mundo é o de Deus, que deu o seu Filho único por amor a todos nós. Não existe prova de amor maior”.

A oficina de oração foi encerrada com um sócio-drama enfocando a aparição do
Anjo Gabriel a Maria, para anunciar que ela daria à luz o Filho de Deus. Em seguida foi servido um lanche aos presentes.

A programação da Pré-Jornada Missionária será encerrada neste sábado, dia 20 de julho, às 15h, com a Missa de Encerramento no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, de onde os fiéis – sobretudo jovens que vão para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro e ainda não viajaram e familiares destes jovens – sairão em caminhada rumo ao Parque do Povo, onde ocorrerá um show com Lívia Farias e Sussa de Monteiro.



Texto e fotos: Equipe de Comunicação da Pré-Jornada da Catedral 


Nenhum comentário:

Postar um comentário