quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Sínodo sobre a Família: dioceses preparam síntese do questionário

Faltam poucos dias para que as dioceses em todo o mundo respondam ao Questionário sobre a família, enviado pelo Vaticano em outubro do ano passado, em preparação ao Sínodo Extraordinário de 2014. O prazo expira em 20 de janeiro.

No Brasil, a Diocese de Uberlândia (MG) realiza no próximo sábado, 11, um mutirão para que fiéis leigos, religiosos, padres e diáconos respondam às 38 questões sobre o matrimônio, filhos, convivência, sexualidade e outros assuntos.

As contribuições das paróquias de todo o país serão entregues à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que produzirá um documento a ser enviado à Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, no Vaticano.

Na Itália, as 226 dioceses entregaram suas respostas terça-feira passada. Os 38 quesitos foram discutidos nas paróquias, nos conselhos pastorais e nas coordenações das associações laicais.

Na Suíça, os fiéis puderam responder diretamente às perguntas, sem a intermediação de estruturas territoriais da Igreja. E as respostas superaram as expectativas: 23 mil questionários entregues.

Já a Associação das mulheres católicas (Katholische Frauengemeinschaft) na Alemanha pede à Conferência Episcopal Alemã que publique os resultados de todas as dioceses para a preparação ao Sínodo.

Na Guiné-Bissau, a Diocese de Bafatá já fez sua síntese na terça-feira. A comissão especial da Diocese se reuniu com o Bispo, Dom Pedro Zilli, na cidade de Buba. Na reunião, todos foram unânimes em dizer que, além de dar o seu contributo ao Sínodo, será a própria Diocese, com suas paróquias e missões, a beneficiar, pois valorizando o seu conteúdo, poderá atuar na pastoral familiar de modo muito mais incisivo e realístico.

Em 29 de dezembro passado, o Papa concluiu a sua oração no Angelus pedindo à Sagrada Família de Nazaré que o "próximo Sínodo dos Bispos possa despertar, em todos, a consciência do carácter sagrado e inviolável da família, a sua beleza no projeto de Deus”.

Fonte: Canção Nova Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário