segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Formação Litúrgica

Pe. Marcio realiza formação Litúrgica na Catedral
Cerca de 40 agentes de pastoral da Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, da Igreja do Carmo e de outras paróquias, participaram na última esta sexta - feira, 11, de uma formação litúrgica, realizada no centro pastoral “Jesus ressuscitado” da Catedral.


A formação foi assessorada por Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes, pároco da Catedral, e versou sobre orientações litúrgicas no que diz respeito à estrutura, elementos e partes da missa: desde os ritos iniciais, passando pela Liturgia da Palavra e Liturgia Eucarística, Rito de Encerramento, concluindo com outras informações também relevantes na celebração eucarística.
Na Liturgia Eucarística, por exemplo, o assessor deu destaque para estes pontos, dentre outros:
“O rito da Palavra se dá em torno da estante da Palavra ou ambão; a mesa eucarística, o altar, deve ser usado somente para rito da Eucaristia”;

“O canto de preparação das oferendas tem a função de acompanhar a procissão dos dons; dar maior significado à coleta; acompanhar o rito de preparação das oferendas”;

“A preparação da mesa, feita com simplicidade, deve realçar o essencial: o pão e o vinho”.

“Assim que o padre comunga, o pessoal da música começa a cantar. O comentarista não tem nada a declarar nesse momento; o convite já foi feito pelo padre quando disse: “Felizes os convidados para a ceia do Senhor”.

Após as considerações sobre o Rito de Encerramento, Pe. Márcio fez ainda recomendações no que tange a observações importantes a exemplo das roupas litúrgicas, resposta da oração eucarística, momentos de silêncio na missa e outros.

Concluiu o evento se dizendo muito satisfeito com a presença de todos, agradecendo a contribuição do seminarista Isaias Rodrigues na organização do material e incentivando os presentes a participarem do 1o Workshop de Comunicação da Catedral.
Este evento que ocorrerá dia 25 do mês em curso, de 8 às 12h, na paróquia, segundo Pe. Márcio contempla a realização de três oficinas: “Comunicação e liturgia”; “Como falar em público”; “Produção de blog”.

Por fim, o presbítero anunciou que a coordenadora da Pastoral da Comunicação (Pascom), Aurea Ramos Araujo, estava presente e poderia fazer inscrições para o Workshop. “É muito importante este evento, por isto quero aqui convidar a todos”, disse o padre.

Por Professora Aurea Ramos Araujo
Pastoral da Comunicação da Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário