quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Projeto Solidariedade e Partilha - uma iniciativa a serviço da vida


Conheça este projeto social


Catedral de Campina Grande: Projeto Solidariedade e Partilha - uma iniciativa a serviço da vida

Os pobres têm um elevado nível de privação. A pobreza configura uma situação de negação de direitos fundamentais. Combatê-la responsavelmente é construir a paz e é uma tarefa que terá de envolver toda a comunidade, com as suas instituições a exemplo das políticas e religiosas.
Neste sentido a Catedral de Campina Grande procurando dinamizar a sua dimensão social, implantou em 2008 o Projeto Solidariedade e Partilha, que já desenvolveu várias ações ao longo de sua existência, como mecanismo de apoio às suas Pastorais Sociais (Sofredores de Rua, Promoção da Mulher, Menor e Idoso) que com muitas dificuldades mas contando com a generosidade dos fiéis e da população de um modo geral, vêm tentando amenizar o sofrimento de tantas pessoas desprovidas de suas necessidades básicas, sobretudo alimentares, em nossa cidade. Sem esquecer de mencionar também aquelas pessoas carentes que buscam alimentos diariamente, na paróquia.

HISTORIANDO AS AÇÕES DO PROJETO

1 - AÇÃO MISSIONÁRIA EM FAVOR DA VIDA
Realizada durante o dia 30 de novembro do ano de 2008 através de uma carreata de arrecadação de donativos pelas ruas de nove bairros de Campina Grande. No seu desenvolvimento, contou com a participação de integrantes das pastorais, serviços e movimentos da paróquia, de empresas, de campinenses generosos e da mídia. Foram arrecadados mais de duas toneladas de alimentos e cerca de três toneladas de roupas, brinquedos e calçados, distribuídos com as pastorais: Sofredores de Rua e Promoção da Mulher, além de diretamente na paróquia. Também foi beneficiária desta ação, a Casa de Pe. Ibiapina, local.

2 - EM FIDELIDADE A CRISTO SOMOS SOLIDÁRIOS
Repetindo o percurso anteriormente trilhado, no turno da manhã, a carrreata aconteceu no dia 6 de dezembro de 2009. Apesar de sua execução ter ocorrido em apenas um turno, foi também muito bem acolhida pela população campinense. A arrecadação nesta ação, quantitativamente um pouco menor, somou mais de uma tonelada de alimentos e mais de três de calçados, roupas, brinquedos e similares, distribuídos mais uma vez às Pastorais dos Sofredores de Rua e da Promoção da Mulher.

3 - RENÚNCIA QUARESMAL A SERVIÇO DA ECONOMIA E DA VIDA
Ação desenvolvida durante o período quaresmal do corrente ano, sensibilizou muitos fiéis paroquianos e à população de um modo geral arrecadando cerca de uma tonelada de alimentos diversos. Além das Pastorais Sofredores de Rua e Promoção da Mulher, a Comunidade da Divina Misericórdia, também foi agraciada.

4 - CAMPANHA DO AGASALHO 2010 – “O frio PASSA e a gratidão de Deus FICA”
Pioneira na Catedral, a campanha do agasalho com a parceria de 12 empresas, o apoio dos paroquianos e dos campinenses, foi realizada com sucesso tendo sido encerrada com uma missa em ação de graças, na Catedral, no dia 19 de junho próximo passado, presidida por Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes, pároco da Catedral, que fez um emocionante agradecimento a todos que contribuíram com a realização da campanha. Neste sentido também usou da palavra a professora Aurea Ramos Araujo, coordenadora da campanha, que juntamente com o presbítero também coordena aquele projeto.
Ao longo de dois meses, a campanha arrecadou mais de três toneladas de cobertores, casacos, calçados, brinquedos, travesseiros e peças diversas de roupas. Sendo distribuidos com as pastorais Sofredores de Rua, Promoção da Mulher e ainda com as instituições: Lar de Maria, Comunidade da Divina Misericórdia e Casa de Acolhida São Paulo da Cruz, nesta cidade.

5 - DIA DA SOLIDARIEDADE “SOS PALMARES”
Esta ação solidária realizada no dia 6 de julho do corrente ano, fez parte da campanha “São João Solidário - SOS Palmares”, lançada pelo bispo diocesano de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha, no último dia 22 de junho, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campina Grande, através de sua Coordenadoria de Turismo.
Por meio desta iniciativa, concretizada através de uma carreata pelas ruas de quatro bairros campinenses, foram arrecadados mais de seis toneladas de alimentos não – perecíveis, água mineral, colchões, roupas, móveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza, calçados e outros artigos similares”. Estes produtos foram doados às vítimas das fortes chuvas em Palmares(PE), às pastorais Sofredores de Rua e Promoção da Mulher e distribuídos com pessoas carentes de diversos bairros de Campina Grande.

6 - DISTRIBUIÇÃO DE FEIJÃO
Por meio de parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Superintendência Regional na Paraíba, a Catedral, através do Projeto Solidariedade e Partilha, fez a doação de cerca de três toneladas de feijão para mais de 200 famílias carentes, cadastradas pelas pastorais Sofredores de Rua, Menor, Promoção da Mulher e Idoso.
A próxima ação já está prevista para o dia 28 de novembro próximo, data de abertura da festa da padroeira da Diocese de Campina Grande e da paróquia da Catedral.


Professora Aurea Ramos Araujo
Pastoral da Comunicação da Catedral
pascom@catedralcg.org.br

Confira AQUI mais imagens que relembram a trajetória do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário