segunda-feira, 13 de junho de 2011

Espírito Santo nos permite viver como filhos de Deus, diz Bento XVI

Papa abençoa fiéis reunidos na Praça de São Pedro
"O Espírito Santo, que cria em nós a fé no momento do nosso Batismo, permite-nos viver como filhos de Deus, conscientes e consentindo, segundo a imagem do Filho Unigênito", destacou o Papa Bento XVI antes da oração mariana doRegina Coeli neste domingo, 12, Solenidade de Pentecostes.

O encontro com os fiéis reunidos na Praça de São Pedro aconteceu na sequência da celebração da Santa Missa, na Basílica Vaticana.

O Pontífice recordou que Pentecostes encerra o tempo litúrgico da Páscoa. "O Mistério Pascal – a paixão, morte e ressurreição de Cristo e a sua ascensão ao Céu – encontra o seu cumprimento na poderosa efusão do Espírito Santo sobre os Apóstolos reunidos juntamente com Maria, a Mãe do Senhor, e os outros discípulos. Foi o 'batismo' da Igreja, batismo no Espírito Santo", explicou.

O sopro do Espírito Santo preenche o universo, gera a fé, arrasta à verdade e predispõe a unidade entre os povos, assinalou o Bispo de Roma.

"O Espírito Santo, 'que é Senhor e dá a vida' – como recitamos no Credo –, procede do Pai por meio do Filho e completa a revelação da Santíssima Trindade. Provém de Deus, como sopro da sua boca e tem o poder de santificar, abolir as divisões, dissolver a confusão devida ao pecado. Ele, incorpóreo e imaterial, dispensa os bens divinos, sustenta os seres vivos, para que ajam de acordo com o bem. Como Luz inteligível, dá significado à oração, dá vigor à missão evangelizadora, faz arder os corações de quem escuta a alegre mensagem, inspira a arte cristã e a melodia litúrgica".

Após a oração, Bento XVI disse que amanhã acontece, em Dresda (Alemanha), a beatificação de Alois Andritzki, sacerdote e mártir morto pelo regime nazista em 1943, com apenas anos.

"Louvemos ao Senhor por esse heroico testemunho de fé, que se une ao conjunto de quantos deram a vida em nome de Cristo nos campos de concentração. Gostaria de confiar à sua intercessão, hoje que é Pentecostes, a causa da paz no mundo. Possa o Espírito Santo inspirar corajosos propósitos de paz e sustentar o compromisso de levá-los adiante, a fim de que o diálogo prevaleça sobre as armas e o respeito pela dignidade do homem supere os interesses das partes, O Espírito, que é vínculo de comunhão, endireite os corações desviados pelo egoísmo e ajude a família humana a redescobrir e proteger com vigilância a sua fundamental unidade".

Da mesma forma, o Pontífice recordou que na terça-feira, 14, celebra-se a Jornada Mundial dos Doadores de Sangue, "milhões de pessoas que contribuem, de modo silencioso, para ajudar os irmãos em dificuldade. A todos os doadores dirigo uma cordial saudação e convido os jovens a seguir o seu exemplo", concluiu.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário