quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Conheça um pouco da história das audiências gerais no Vaticano


Foram retomadas nesta quarta-feira, 4, as audiências gerais com o Papa Francisco na Praça São Pedro. Após dois meses de pausa, devido ao período de férias na Europa, o Pontífice retomou as tradicionais catequeses recordando a Jornada Mundial da Juventude. Cerca de 70 mil peregrinos participaram do encontro. 

Papa Francisco durante Audiência Geral no Vaticano
Francisco realizou até o momento 15 audiências gerais com  temas variados. Na primeira de seu Pontificado, abordou o "mistério da Páscoa". O Papa já falou também sobre São José e o Meio ambiente. O ciclo de catequeses sobre o Ano da Fé, iniciado por Bento XVI em outubro de 2012, foi concluído por Francisco no mês de junho. 

As audiências gerais, ou catequeses como são mais conhecidas no Brasil, são o principal encontro entre o Pontífice e os peregrinos que visitam Roma. De acordo com o especialista em notícias da Igreja, Andrea Glagliarducci, as audiências como conhecemos hoje tiveram início no pontificado de João XXIII. 

"Nasceram em pleno Concílio Vaticano II. Naquele tempo muitas pessoas vinham a Roma e queriam ver o Papa. João XXIII resolveu então instituir encontros semanais", destaca. Mais tarde, o Papa Paulo VI estruturou as catequeses, dando o formato utilizado atualmente. 

Segundo documentos do Vaticano, já existiam nos pontificados precedentes audiências dirigidas ao povo, porém em menores proporções. Os primeiros encontros aconteciam no pátio de São Dâmaso, no Palácio Apostólico. O Papa Pio XII, por exemplo, recebia os recém-casados nas quartas-feiras e fazia um discurso breve direcionado a vida matrimonial. Até hoje é tradição os recém-casados irem à audiência geral para receber a bênção do Papa.

Atualmente a média de participantes em cada catequese é de 30 mil peregrinos, vindos dos cinco continentes. Segundo a Prefeitura da Casa Pontifícia, departamento que organiza as audiências, os encontros semanais podem ser realizados na Praça São Pedro, na Sala Paulo VI ou na Basílica Vaticana. A escolha é feita de acordo com o número de peregrinos participantes ou  clima. Durante o inverno, a Sala Paulo VI é utilizada com mais frequência. 

Os temas das catequeses são escolhidos pelo Papa. Entre os temas mais famosos, estão os ensinamentos de João Paulo II,  sobre a a "Teologia do Corpo". As catequeses de Bento XVI sobre os "Padres da Igreja",  também tiveram grande repercussão. 

Como participar de uma Audiência Geral

As audiências são abertas a todos e a entrada é gratuita. A seleção é feita por ordem de solicitação. O interessado deve escrever para a Prefeitura da Casa Pontifícia solicitando o bilhete. É necessário preencher um formulário, fornecido no endereço:  www.vatican.va/various/prefettura/po/biglietti_po.html

O departamento irá enviar a resposta por escrito, através de correio ou fax. Os bilhetes são retirados na própria Casa Pontifícia, após resposta positiva.



FONTE: Canção Nova Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário