terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Papa Francisco se reuniu hoje com o Conselho de Cardeais

Imagem original de valyag Modified by: Leinad-Z (CC BY-SA 3.0)

O Papa Francisco e o Conselho de Cardeais que o assessora, conhecido como “C-8”, reuniram-se em Roma nesta segunda-feira pela primeira vez com a Comissão que revisa a reforma da estrutura econômica-administrativa da Santa Sé, embora não tenham adotado "decisões definitivas", informou o diretor do Escritório de Imprensa do Vaticano, o Padre Federico Lombardi.

Lombardi também explicou que nas próximas reuniões estará presente também o Secretário de Estado Vaticano, Dom Pietro Parolín. “É justo" que Dom Parolin esteja presente e não isto obedece a nenhuma modificação das estruturas, acrescentou o porta-voz.

A sessão foi dedicada à audição de três representantes da Comissão de referência para o estudo e orientação da organização da estrutura económico-administrativa da Santa Sé.
Deste modo, o Pontífice, o Conselho de Cardeais, cujo administrador é o Cardeal salesiano Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, e o Secretário de estado, mantiveram um encontro com os revisores internacionais de finanças Joseph F.X.Zahra, presidente da Comissão, Vallejo Estropia, secretário da Comissão, e o alemão Jochen Messmer.

Esta comissão estuda as questões organizativas e econômicas da Santa Sé a fim de preparar reformas nas instituições de Vaticano, orientadas a uma simplificação e racionalização dos organismos existentes assim como a uma programação mais atenta das atividades econômicas de todas as administrações vaticanas.

O Pe. Lombardi adiantou que amanhã (18) está prevista a reunião com a Comissão do Instituto de Obras Religiosas (IOR), mais conhecido como Banco Vaticano, presidida pelo Cardeal Raffaele Farina.

O porta-voz do Vaticano destacou que a função das comissões é dar "conselhos ao Papa do ponto de vista organizativo e econômico". Além disso, sublinhou que esta tarefa não é a "perspectiva fundamental sobre a qual se governa a Igreja".

As sessões foram realizadas na Casa da Santa Marta e está previsto que o Papa e o C-8 almocem com o presidente da Gobernación do Estado da Cidade do Vaticano, o Cardeal Giusseppe Bertello.

Consistório a partir da quinta-feira

A respeito do Consistório para a criação de novos cardeais, que terá início a partir das 9:30 a.m. da próxima quinta-feira 20 de fevereiro na Sala Nova do Sínodo, o Pe. Lombardi explicou que a cerimônia terá início com a celebração da 'Hora Média’ e que estão previstas para o sábado 22 as tradicionais visita de cortesia no Palácio Apostólico.

Além disso, o Presidente Emérito do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristão, Cardeal Walter Kasper, fará uma introdução dedicada à pastoral familiar e e depois terão lugar as intervenções livres dos cardeais.

O Conselho de cardeais foi criado no último 13 de abril e confirmado no dia 28 de setembro para ajudar ao Papa no governo da Igreja Católica e para estudar o projeto de revisão da Constituição Apostólica 'Pastor Bonus' sobre a reforma da Cúria romana.

O Conselho de Cardeais está composto pelo presidente da Governadoria do Estado da Cidade do Vaticano, o Cardeal Giuseppe Bertello; o Arcebispo Emérito de Santiago do Chile, Cardeal Francisco Javier Errázuriz; o Arcebispo de Bombay (Índia), Cardeal Oswald Gracias; o Arcebispo de Munich (Alemanha), Cardeal Reinhard Marx; o Arcebispo de Kinshasa, (República Democrática do Congo), Cardeal Laurent Monsengwo Pasinya; o Arcebispo de Boston (Estados Unidos), Cardeal Sean Patrick O'Malley; o Arcebispo de Sydney (Austrália), Cardeal George Pell, e o Arcebispo de Tegucigalpa (Honduras), Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, com as funções de coordenador. O secretário é o Bispo de Albano (Itália), Dom Marcello Semeraro.

Foi em seu primeiro encontro de outubro, que o Papa Francisco anunciou que o Conselho de Cardeais o assessoraria na mudança dos órgãos de governo vaticanos. O porta-voz da Santa Sé comentou então que não se tratava de "retoques ou pequenas melhoras" mas sim de uma revisão de "uma nova constituição apostólica para a Cúria romana".

Fonte: Acidigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário