domingo, 6 de abril de 2014

Diocese de CG realiza Caminhada Penitencial e Pe.Márcio diz que “o povo se reúne e vem participar deste momento como forma de intensificar a vivência quaresmal”


A Diocese de Campina Grande realizou neste Domingo (6), dentro da celebração do período da Quaresma, a sua tradicional Caminhada Penitencial, em sua 12.ª edição, com a participação de milhares de fiéis. A programação da caminhada foi iniciada às 5h30 da manhã, com a realização de uma Missa na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade.
A Missa foi celebrada pelos padres Márcio Henrique, Vigário Geral da Diocese e pároco da Catedral, e Pe. Raniery Alves com cobertura da Rádio Caturité AM e das Pastorais da Comunicação da Paróquia e da Diocese de Campina Grande. Após a celebração, por volta das 6h20, os fiéis saíram da Catedral em direção ao Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB).
O acontecimento marca o Tempo da Quaresma - o sinal concreto de penitência em preparação a Páscoa do Senhor, auge da fé cristã.
Os quarenta dias de preparação para a Páscoa são o tempo propicio para a transformação de vida e conversão. A Quaresma é tempo de arrependimento de modificações de atitudes, busca do novo que a graça misericordiosa de Deus torna possível.
O percurso entre a Catedral e o Convento Ipuarana, em Lagoa Seca, conduzido por Pe. Márcio, foi marcado pela meditação da via sacra. Neste período da Quaresma, os fieis católicos aprofundam suas orações na preparação para a Páscoa.
Pessoas de todas as idades participaram da caminhada e, mesmo com sol forte, subidas e descidas íngremes em alguns pontos, os fiéis não demonstraram cansaço. Durante a caminhada presenciamos jovens e idosas descalços e crianças. Uma verdadeira demonstração de fé e agradecimento dos fieis por graças alcançadas. As pessoas se emocionam, como foi o caso de Maria das Dores (65) que participa da caminhada há 4 anos, e relata que durante esses anos tem oferecido esse sacrifício a Deus por amor e fé, e assim já recebeu muitas graças.
Segundo Pe. Márcio Henrique, organizador da Caminhada, este é um dos momentos mais fortes da vivência da quaresma. “O povo se reúne e vem participar deste momento como forma de intensificar a vivência quaresmal. Até aquelas pessoas que não aproveitaram a quaresma para buscar uma rotina de orações e sacrifícios, vêm participar da caminhada, buscando a misericórdia e a graça Divina”.

O percurso teve duração de aproximadamente 3 horas e contou com a ajuda de membros das pastorais, e grupos de oração como ponto de apoio para distribuição de agua, recolhimento do lixo, carros de apoio e trios elétricos para os grupos de animação e oração. Contou também com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Exército  STTP, e Samu.
Concluindo a Caminhada, o Vigário Geral da Diocese concedeu uma benção final e convidou a todos a participar das solenidades da Semana Santa que já se iniciam no próximo domingo, dia 13, com a Missa de Ramos.



Texto: Aurea Ramos Araujo e Roberta Molina
Pascom Catedral

Fotos e vídeos: Pascom Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário