domingo, 22 de agosto de 2010

Parabéns Catequistas!!!

Comemora-se esse dia no quarto domingo do mês de agosto, dedicado às vocações. Em meio às vocações sacerdotal, familiar e religiosa, a Igreja lembra os leigos vocacionados ao serviço catequético, dedicados à Iniciação da Vida Cristã (Batismo, Confirmação e Eucaristia).


30 de agosto: dia do catequista!

Ser catequista...

Vivemos em comunidade e quão difícil é viver em comunidade! Somos catequistas e quão difícil é ser catequista, não é mesmo? Aliás, o que é ser catequista? Recentemente fui questionada por um de meus catequizandos sobre a quantia em dinheiro que eu recebia para estar ali todos os sábados, falando de Jesus. Rapidamente me veio à mente explicar-lhe a diferença entre profissão e vocação. A vocação a ser catequista é um chamado especial - não ardia o nosso coração...? (Lc 24, 32), já expressavam os discípulos de Emaús após o seu encontro com o Cristo Ressuscitado. Não basta o chamado a ser catequista. É preciso vivenciar e testemunhar sua cristandade dentro dessa missão. A vocação catequética não é o primeiro chamado. É mais um largo passo dado na missão de testemunhar o seguimento a Jesus Cristo. Dentro do plano de Deus, é assumir um ministério específico, um serviço contínuo. É um chamado singular a evangelizar, a tornar o outro íntimo de Jesus Cristo. Como estamos evangelizando nossos catequizandos? E nós, já estamos evangelizados (as)?

Para compreendermos o nosso dom e o nosso compromisso de ser catequista (“ensinar o Cristo”) é preciso “o conhecimento da fé, da vida litúrgica, e o seguimento de Jesus sendo, cada um, um dom do Espírito, que se recebe na oração e, ao mesmo tempo, um compromisso de estudo, espiritual, moral e testemunhal. Ambos os aspectos devem ser cultivados” (DNC – 87). O Diretório Nacional de Catequese aponta, ainda, como elementos necessários para o bom exercício da catequese: “O espírito de simplicidade e humildade, a solicitude pelos pequeninos, a atenção especial por aqueles que se afastaram, a correção fraterna, a oração em comum, o perdão mútuo” (86). Como estamos vivenciando essas atitudes?

Reflita sobre o “Ser Catequista” e não deixe a chama da sua vocação se apagar. “E ainda se vier noite traiçoeira, se a cruz pesada for...” lembre-se de que “felizes os que são perseguidos por causa de mim”. Grande é o prêmio prometido por Deus aos profetas do reino: ”os que tiverem ensinado a muitos o caminho da justiça luzirão como estrelas para toda a eternidade” (Dn 12, 3).

Feliz dia do Catequista!

Adriana Amorim de Farias
Catequista

Nenhum comentário:

Postar um comentário