segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Semana da Família prossegue bem participada na Catedral

Desde quarta, dia 11, a Catedral de Nossa Senhora da Conceição vem registrando a participação de inúmeros fiéis para refletir o tema central da Semana Nacional da Família, deste ano, “Família, Formadora de valores humanos e cristãos”.

Na quarta –feira, por exemplo, a programação contemplou a palestra “as relações e os valores familiares segundo a Bíblia” ministrada pelo casal Anderson e Fabiana e contou com a participação de pais dos adolescentes que fizeram o Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC), de crianças da catequese acompanhadas de seus pais, Terço dos Homens, Pastoral Familiar e comunidade. A noite foi encerrada com a Oração da Família, pelas crianças da Catequese.

Já na quinta-feira, dia 12, a noite foi iniciada com a oração do Terço pelo Terço dos Homens tendo continuidade com a invocação ao espírito santo feita pelo jovem do EJC, Fabinho.

Socorro e Vanduhi, coordenadores da Pastoral Familiar, enfatizaram em poucas palavras a importância de se ter estes momentos familiares, e que hoje em dia é cada vez mais comum as pessoas não terem tempo para saber como sua família está! Terminaram suas falas convidando os palestrantes da noite Dean e Nair, membros ativos na nossa Catedral, que externaram a a sua ansiedade em falar ao público, mesmo que sejam habituados há muito tempo.

Dean falou sobre “Família e Comunicação” e buscou no passado toda a história da comunicação, desde Gênesis, quando Deus ordena que se faça a Luz, até as tecnologias mais modernas para se comunicar.

Ressaltou que desde os primórdios os seres humanos possuem a vontade de se comunicar uns com os outros e também com o meio, conseqüentemente boa parte do desenvolvimento humano veio através desta vontade de interagir, de se comunicar, e conforme este desejo aumentava, os meios de comunicação iam se aperfeiçoando.

O palestrante também citou a época de Jesus, o qual se comunicava com todos sem distinção de raça, credo ou cultura. Lembrou também que a historia de Cristo é sem dúvida a mais bela das historias, e é também uma das comunicações impressas mais lidas em toda a história.

A segunda palestra da noite foi ministrada pela palestrante Nair, e teve como tema “Família e Sexualidade” e embora para muitos fosse um tema bastante polêmico, a palestrante sobre conduzir bem e tratar com simplicidade do assunto.

Nair iniciou sua fala relatando sobre como o ser humano banalizou a sexualidade e como hoje, por exemplo, é utilizada como estimulo ao consumo de bebidas e cigarros.

Disse também que também que a “Atração, é algo similar ao instinto presente nos animais, todavia neste é algo totalmente primitivo sem muita seleção e sem muitas preferências, já no ser humano é algo totalmente coordenado pelo intelecto, por isto somos totalmente responsáveis pelos nossos instintos”.

Nair lembrou a todos da importância de se começar cedo os diálogos sobre sexo com os filhos, e que estes devem ser sempre sinceros sem invenções e desculpas como por exemplo o fato de muitos ainda dizerem aos filhos que foi a “cegonha” quem os trouxe. “ As respostas devem ser dadas de forma coerente com a idade com termos e palavras que eles possam entender. Deve-se também deixar claro que o sexo não é algo proibido ou algo do diabo, mas sim algo de Deus, que ele criou para nos deixar ainda mais felizes, todavia isto só acontece quando o usamos da forma correta. Já ficou claro que quando as crianças começam a entender sobre sexualidade desde cedo se tornam jovens bem mais conscientes, frisou Nair.

A palestrante encerrou sua participação dizendo que “devemos namorar SIM, e que a sexualidade é algo muito bom, desde que seja bem trabalhada”. Em seguida Fabinho refletiu sobre a necessidade e a importância do perdão dentro da família.

Dando continuidade a Pastoral da Crisma apresentou um sócio-drama focando problemas gerados em uma família que procura satisfazer todas as necessidades financeiras dos seus filhos e esquece que o dinheiro, embora consiga comprar muita coisa, não substitui o carinho e a atenção dos pais durante a criação dos seus filhos.

Tocante foi o testemunho dado por Eduardo (Catequista crismal), sobre a importância dos pais levando muitos presentes às lágrimas.

O Coordenador Geral da Crisma, Delmo, ainda aproveitou a noite para lembrar aos seus crismandos que Domingo acontecerá o Retiro Crismal para a turma de adultos na Chácara Mariama em Lagoa Seca, e, que todos ali presentes estavam convidados a participarem da Caminhada Diocesana das Famílias em Missão, que será realizada neste domingo a partir de 15h saindo da Igreja do Rosário em direção à Catedral. Na paróquia, haverá a missa de encerramento da Semana da Família, às 17.

Com informações de Cleber Filho(Pascom)

Aurea Ramos Araujo Araujo

Pastoral da Comunicação da Catedral(Pascom)

Veja AQUI as fotos deste evento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário