terça-feira, 2 de agosto de 2011

Assembleia da Catedral reflete plano pastoral diocesano e compromisso pastoral


No último domingo, dia 31 de julho, mais de 70 agentes de pastoral, serviço e movimento, da Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, estiveram reunidos, no Colégio Imaculada Conceição (Damas), para avaliação das atividades da paróquia.
A programação planejada teve início, por volta das 8h, com a oração inicial conduzida por David Barros - integrante do Ministério de Música e Louvor RESTAURAÇÃO.
Em seguida, Pe. Márcio Henrique, vigário geral da Diocese de Campina Grande e pároco da Catedral, acolheu os presentes e refletiu de forma muito esclarecedora o Plano Pastoral Diocesano 2009 – 2011, sobretudo as pistas de ação: Formação, Missão e Ação Social –, documento norteador das atividades nas paróquias dessa diocese, no então período.
Após este momento, o diácono Isaias Rodrigues apresentou a síntese das respostas ao instrumento de trabalho, previamente trabalhado pela maioria dos grupos, em nível pastoral, referente às pistas acima mencionadas, elaborado pela equipe formada por Aurea Ramos, Isaias Rodrigues, Ivoneide Castro e Socorro Farias.  
Os trabalhos da manhã foram concluídos com a apresentação das propostas dos grupos de trabalho, ainda sobre formação, missão e ação social, agora em nível paroquial. 
Após o almoço, a programação teve continuidade com a palestra de Gustavo Lucena – Missionário da Comunidade Pio X, sobre “compromisso Pastoral”. Dentre suas reflexões, Gustavo fez estes destaques: “na Igreja não fazemos favor, pois este pode ser feito a qualquer hora e de qualquer maneira.”, “O que fazemos na Igreja? Respondemos à nossa vocação”, disse ele.  E concluiu sua participação fazendo esta citação: “A paróquia tem que se redescobrir como comunidade de comunidades vivas e dinâmicas de discípulos e missionários de Jesus Cristo” (DGAE 2011-2015, 99-100).
Antes do encerramento, Pe. Márcio dirigiu agradecimentos ao palestrante, às equipes de organização do material, da alimentação e ambiente (essa última formada pelos Ministros Extraordinários da Comunhão), às Freiras das Damas, pelo acolhimento à nossa Assembleia, ao Ministério de Música Restauração pela animação e, a todos os participantes.
A assembléia foi concluída com a Santa Missa, sob a presidência de Pe. Márcio e acompanhamento do diácono Isaias.


Por Aurea Ramos Araujo
Coord. PascomCatedral
Fotos: Polly Belfort, Rodolfo Moraes, Olga benário, Alexsandra Nascimento, Thiago (PASCOMCATEDRAL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário