segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Encontrão do EJC acontece na Catedral

Na manhã do último domingo, dia 20, na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, aconteceu, no salão paroquial, de 8 às 12h, o Encontrão Anual do EJC, organizado pelo Núcleo do EJC, com a participação de mais de cinqüenta jovens e casais.
Importante dizer que além de ter sido uma rica manhã de espiritualidade, foi também um momento oportuno para eles fazerem seu gesto concreto: trouxeram alimentos não perecíveis, participando assim da SEMANA DA SOLIDARIEDADE NA CATEDRAL, que se realizará de 01 a 07 de dezembro próximo.

Constou da programação do evento religioso, orações, louvores e a palestra a seguir:

Convido-os para um insight diferente - visão interior do nosso amor para com o irmão
Por Hussein
Condição humana: somos indivíduos mais que culturais – somos psíquicos, físicos, míticos e biológicos.
A comunicação humana deve ser voltada para a compreensão. Ensinar a compreensão para as pessoas como condição une o intelecto e a moral da humanidade (sociedade dos perfeitos). Transformar as imperfeições em degraus para a santidade; compreender que tão imperfeito quanto o outro, ele mesmo o é; Jesus compreendia as imperfeições humanas.
Reconhecendo nossas fraquezas e pecados para estar na condição de ajudar os outros, sem isso nos tornamos insensíveis em relação a fraqueza dos outros. Ninguém muda ninguém; ninguém muda sozinho, nós mudamos nos encontros. É nos relacionamentos que nos transformamos. Ex: Tem dias que estamos assim, mas tem dias que ... nossos amigos para nos ajudar. Fracos: julgam e condenam; Fortes: compreendem e perdoam.

Quando finalmente aceitamos que somos pequenos, ínfimos, dada a compreensão da existência e importância do outro, e principalmente da grandeza de Deus, é que finalmente nos tornamos grandes em valor. Já viu o tamanho do diamante lapidado? Quanto se tira de excesso? ATRITE-SE para começar a compreender o sentido do amor. Visto que temos solução para tudo, inclusive para a morte, basta rezar.

Para isso é preciso alinhar sua vida com os princípios da palavra de Deus; precisamos nascer de novo e nos expor a palavra de Deus que limpa e nos abre os olhos sobre nossos erros. Surge o novo homem em Jesus Cristo. Este não elimina o velho, mas o enfraquece. O velho conhece as coisas do mundo/prazeres, grita dentro de nós.

O avesso de mim: não existe bordado perfeito se as linhas do avesso estiverem soltas; bordado é um processo que tem o ritmo da paciência; colher o que ainda está verde prejudica o sabor das experiências maduras; a alma precisa de um cuidado que se chama tempo.

Por isso que surgem tantos problemas entre os homens, até mais que os problemas com o inimigo de Deus. Olhe que o mal é inteligente e sabe que um canal para prender o homem é seu raciocínio e suas emoções. Mas São Paulo (Ef. 4, 26-27) nos diz: irai-vos, e não pequeis, não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo.
Devemos entregar as emoções ao poder do Espírito Santo. Peçamos também sempre a benção de Deus sobre os alimentos e a bebida, os presentes e ter muito cuidado com o que vês e escuta. Lembro ainda o medo desregrado que temos do mal, somos levados ao pânico, um medo imposto já que temos poderes, nos dado por Jesus para vencer-lo. O problema é que aceitamos e incorporamos isso nos desenhos e no dia a dia.

“não temas, porque Eu venci o mundo”

Cuidado com as falsas verdades que temos na sociedade, falsos sábios, falsos conteúdos, falsas propagandas; esses não possuem futuro e não o sabem como conseguir (Onde está a felicidade?) se temos tantos recursos e conforto ao nosso alcance porque as pessoas estão tão infelizes?

Vejamos: Papai Noel; páscoa (Pedrinho); São João – o que vem primeiro as nossas mentes? A propaganda/consumo ou Deus. E a música de uma banda de forró o que nos diz: eu queria um homem pra dá lipo e silicone e a de Parangolé que faz referência ao uso da mercadoria “mulher”?


Fotos: Loraine Guedes, Alexsandra Nascimento, Polly Belfort (PASCOM)
Adaptação e inserção do texto
Aurea Ramos Araujo
Correspondente Paroquial da Pascom
@catedralcg
@aureacg
facebook.com/aurearamosaraujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário