quarta-feira, 25 de julho de 2012

Mensagem para o Dia Mundial do Turismo: tutelar ambiente e recursos energéticos


Cidade do Vaticano (RV) - Celebra-se, em 27 de setembro próximo, o Dia Mundial do Turismo, cuja edição deste ano tem como tema "Turismo e sustentabilidade energética: propulsores de desenvolvimento sustentável". Para a ocasião, o Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes publicou nesta terça-feira uma mensagem assinada pelo presidente e pelo secretário do dicastério, respectivamente, Cardeal Antonio Maria Vegliò e Dom Joseph Kalathiparambil.

Promovida pela Organização Mundial do Turismo, a Santa Sé aderiu à iniciativa desde a sua primeira edição, em 1979, considerando-a uma oportunidade para dialogar com o mundo civil, oferecendo a sua concreta contribuição baseada no Evangelho, e vendo-a também como uma ocasião para sensibilizar toda a Igreja sobre a importância que o turismo tem em nível econômico e social e, particularmente, no contexto da nova evangelização.

A mensagem reflete sobre o tema deste ano que está em consonância – se afirma – com o presente "Ano internacional da energia sustentável para todos", promulgado pela ONU com o objetivo de evidenciar "a necessidade, para assegurar um desenvolvimento sustentável, de melhorar o acesso aos serviços energéticos e a fontes de energias confiáveis, de custo razoável, economicamente válidos, socialmente aceitáveis e ecologicamente racionais".

O turismo, atividade humana em aumento exponencial, deve também ele levar em consideração o impacto ambiental, devido ao consumo desmedido de recursos energéticos, ao aumento da poluição e do lixo.

Por isso – afirma a mensagem –, o turismo tem um papel fundamental para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, e a sustentabilidade ambiental é um desses objetivos.

No mundo – lê-se ainda no documento – não "existe uma quantidade ilimitada de energia e de recursos a serem utilizados": não é possível que "a sua regeneração se dê no imediato ou que os efeitos negativos das manipulações da ordem natural possam ser facilmente eliminados".

À luz dessas finalidades, o Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes deseja oferecer a sua contribuição partindo da convicção de que "a Igreja – como afirma Bento XVI na encíclica Caritas in veritate – tem uma responsabilidade pela criação e também em público deve fazer valer essa responsabilidade".

O desenvolvimento – se ressalta – não pode reduzir-se a simples parâmetros técnicos, políticos ou econômicos, mas deve ser acompanhado de algumas orientações éticas adequadas, que ressaltam o fato que todo crescimento deve estar sempre a serviço do ser humano e do bem comum.

Em seguida, a mensagem recorda as palavras do Papa endereçadas ao VII Congresso Mundial de Pastoral do Turismo, celebrado em abril passado em Cancún, no México, que ressaltam a importância de "iluminar esse fenômeno com a doutrina social da Igreja, promovendo uma cultura do turismo ético e responsável, de modo que consiga ser respeitoso da dignidade das pessoas e dos povos, acessível a todos, justo, sustentável e ecológico".

Citando a referida encíclica de Bento XVI, a mensagem afirma que tudo isso pode ser obtido com "uma efetiva mudança de mentalidade que nos induza a adotar novos estilos de vida"; uma conversão da mente e do coração, que "deve permitir alcançar rapidamente uma arte de viver juntos, que respeite a aliança entre o homem e a natureza".

Muitas vezes, o ser propenso a uma sociedade consumista e hedonista, acaba por ser indiferente aos danos que derivam de tais atitudes.

Diante dessa realidade, a tutela do ambiente constitui um desafio para toda a humanidade, um verdadeiro dever de respeitar um bem comum.

A mensagem se conclui com as palavras endereçadas por Bento XVI ao referido Congresso de Cancún:

"A nova evangelização, à qual todos somos chamados, nos pede que utilizemos as numerosas ocasiões – que o fenômeno do turismo nos oferece – para apresentar Cristo como resposta suprema às interrogações do homem de hoje." (RL)

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário