domingo, 1 de julho de 2012


Rio de Janeiro: 1ª cidade candidata a Patromônio Mundial como paisagem cultural urbana


Brasília (RV) – O Brasil e em especial a cidade do Rio de Janeiro estão perto de conquistar mais um título mundial. A “competição” se dá no âmbito da 36ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que se realiza de 25 de junho a 5 de julho em São Petersburgo, Rússia.


A votação candidatura do Rio de Janeiro como ‘Paisagem Cultural da Humanidade’ está sendo realizada neste sábado, 30 de junho. A capital carioca é a primeira cidade do mundo a se candidatar a Patrimônio Mundial como paisagem cultural urbana.

A Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, integram a delegação brasileira na reunião.

Compõem atualmente o Comitê do Patrimônio Mundial as delegações da Argélia, Camboja, Colômbia, Estônia, Etiópia, França, Alemanha, Índia, Iraque, Japão, Malásia, Mali, México, Qatar, Rússia, Senegal, Sérvia, África do Sul, Suíça, Tailândia e Emirados Árabes Unidos.

De acordo com o Ministério da Cultura brasileiro, em setembro de 2009, o Iphan entregou à Unesco o dossiê completo da candidatura, justificando sua importância e seu valor universal que está principalmente na soma da beleza natural da cidade com a intervenção humana.

Em Janeiro do ano passado, o Centro do Patrimônio Mundial da Unesco, sediado em Paris, decidiu pela inclusão da candidatura do Rio de Janeiro na agenda da 36ª Reunião do Comitê.

Reconhecida como uma das cidades mais belas do mundo, o Rio de Janeiro encontra na relação entre homem e natureza a âncora para a sua candidatura a Patrimônio Mundial na categoria de paisagem cultural.

Cidade que nasceu e cresceu entre o mar e a montanha, seus principais elementos que a tornaram excepcional e maravilhosa já são, há tempos, mundialmente conhecidos, como o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo e outras belezas.

Quanto ao conceito de paisagem cultural, ele foi adotado pela Unesco em 1992 e incorporado como uma nova tipologia de reconhecimento dos bens culturais, conforme a Convenção de 1972 que instituiu a Lista do Patrimônio Mundial.

Até o momento, os sítios reconhecidos mundialmente como paisagem cultural relacionam-se a áreas rurais, a sistemas agrícolas tradicionais, a jardins históricos e a outros locais de cunho simbólico, religioso e afetivo.

O reconhecimento do Rio de Janeiro culminará uma nova visão e abordagem sobre os bens culturais inscritos na Lista do Patrimônio Mundial. (Minc/ED)

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário