sexta-feira, 29 de junho de 2012

Portal Vaticano news.va completa um ano inaugurando página em português


Exatamente um ano atrás nascia news.va, o portal web que apresenta as últimas notícias dos meios de comunicação da Santa Sé. O portal foi inaugurado pelo Pontífice que, com um "tweet", anunciou a iniciativa do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais. Passados doze meses da iniciativa, o presidente do referido dicastério vaticano, Dom Claudio Maria Celli, nos fez um balanço deste um ano de atividades:

Dom Claudio Maria Celli:- "Foi um ano rico porque após a língua italiana criamos a página também em espanhol, inglês e francês. Agora tenho a alegria de anunciar que nesta quinta-feira abrimos também em português. Outro aspecto positivo, que nós consideramos realmente significativo, é que os nossos visitantes são hoje cerca de 10 a 15 mil todos os dias. Segundo as estatísticas, recentemente publicadas, 58,3% daqueles que visitam nosso portal nos conhecem e nos visitam constantemente, 41,7% são novos visitantes. Quem vem visitar nosso sito permanece em média dois minutos e vinte segundos. Isso significa que os nossos visitantes não nos visitam por acaso, mas entram em nossa página propositadamente e o fazem para ler. Outro aspecto que me interessa ressaltar: muitas das nossas noticiais publicadas no portal aparecem também nas redes sociais e aí temos milhões de visitantes."

RV: Qual tem sido o papel da Rádio Vaticano neste um ano de atividades do portal?

Dom Claudio Maria Celli:- "A Rádio Vaticano é duplamente utilizada: mediante o portal podem ser ouvidos os programas da emissora do Papa; além disso, como somos um agregador de notícias, uma das fontes principais das notícias do nosso portal é, justamente, a Rádio Vaticano. De fato, é importante ressaltar, mais uma vez, que há um profundo entendimento e colaboração entre os vários órgãos de notícias da Santa Sé: o L'Osservatore Romano, a Rádio Vaticano, a agência missionária de notícias Fidese o Centro Televisivo Vaticano. Isso me parece ter um significado e diria que essas diferentes fontes encontram uma apresentação única justamente no portal news.va. (RL)

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário