quarta-feira, 27 de junho de 2012

Santarém: Bispo quer valorizar primeira comunhão


O bispo de Santarém quer valorizar a celebração em que as crianças recebem pela primeira vez a Eucaristia, o mais importante sacramento católico, contrariando a sua banalização entre outros acontecimentos festivos dedicados aos mais novos.
A denominada Primeira Comunhão “corre o risco se tornar mais uma festa da infância no meio de tantas outras”, fruto de um “secularismo reinante, fonte do relativismo, da superficialidade e do vazio”, escreve D. Manuel Pelino em nota publicada no site da diocese escalabitana.
O responsável pretende oferecer às crianças “uma experiência religiosa marcante que as motive para continuar, com gosto e fidelidade, o percurso da iniciação cristã em ordem à fé adulta”.
“Temos em vista proporcionar um sinal do encontro com Cristo presente na eucaristia através da experiência do encontro festivo na Sé, do diálogo com o Bispo, da participação ativa e interior numa assembleia eucarística numerosa e viva”, explica o membro da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.
Depois de sublinhar que “muitos” fiéis conservam a recordação da celebração “como uma referência cheia de encanto e com influência positiva no crescimento da vida cristã”, o bispo de Santarém lembra que a Primeira Comunhão deve ser “uma referência fundamental no percurso do crescimento” espiritual.
“Temos de continuar a rever os percursos de iniciação cristã”, frisa o prelado, aludindo ao Batismo e à Confirmação (Crisma), que com a Eucaristia constituem os primeiros sacramentos da Igreja Católica.


Fonte: Agência Eclclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário