sábado, 2 de junho de 2012

Itália:Papa pede discurso sobre um «Deus próximo» que leve à solidariedade

Bento XVI homenageado no Scala de Milão durante o Encontro Mundial das Famílias

Reuters | Teatro Scala, Milão

Milão, Itália, 01 jun 2012 (Ecclesia) – O Teatro Scala de Milão acolheu hoje um concerto de homenagem a Bento XVI e às delegações oficiais do 7.º Encontro Mundial das Famílias (EMF), no qual o Papa criticou o “discurso irreal de um Deus longínquo”.
“Estamos em busca do Deus próximo, procuramos uma fraternidade que, no meio dos sofrimentos, sustente o outro e assim ajude a seguir em frente”, disse, recordando as vítimas dos recentes sismos no nordeste da Itália.
O Papa admitiu que, face a estes desastres naturais, se possa ficar “paralisado de dor perante tanta e incompreensível destruição”, a qual custou “vidas humanas” e tirou “casa e morada a tantas” pessoas.
“Mesmo a hipótese de que sobre o céu estrelado tenha de habitar um bom pai parece-nos discutível. O bom pai está apenas sobre o céu estrelado? A sua bondade já não chega a nós? Nós procuramos um Deus que não fica à distância, mas entra na nossa vida e no nosso sofrimento”, acrescentou.
Bento XVI admitiu que o concerto de hoje deveria ser “uma festa alegre” pelo encontro de pessoas de mais de 100 países, incluindo Portugal, no EMF 2012, mas fica marcado “pela sombra do sismo” que levou “grande sofrimento” à Itália.
O Papa comentou a 9ª Sinfonia de Beethoven, executada pela Orquestra e o Coro do teatro, sob a direção do maestro Daniel Barenboim, que classificou como “uma das obras-primas absolutas da história da música”, e disse que a emblemática sala milanesa é uma referência “musical e cultural” para todo o mundo.
Nesse contexto, destacou que a reconstrução do teatro, após a II Guerra Mundial (1939-1945) foi “um sinal de esperança” após a destruição do conflito.
Bento XVI elogiou a “visão ideal da humanidade que Beethoven desenha com a sua música”, que canta “a alegria da convivência fraterna dos povos, da vitória sobre o egoísmo”, para lá de qualquer “barreira e convicção”.
O Papa agradeceu a escolha da obra executada para “lançar uma mensagem com a música” que afirma “os valores fundamentais da solidariedade, da fraternidade e da paz”.
“Parece-me que esta mensagem é preciosa também para a família, porque é na família que se experimenta, pela primeira vez, como a pessoa não é criada para viver fechada em si mesma, mas em relação com os outros”, acrescentou.
Este sábado, a portuguesa Dulce Pontes vai cantar para Bento XVI, com outros cantores e compositores de todo o mundo.
A chamada "Festa dos Testemunhos", que decorre ao final do dia, vai reunir em volta do Papa atores, coros gospel, bandas pop, uma orquestra sinfónica e até artistas de circo, adianta a Rádio Renascença.

Fonte: Agência Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário