quarta-feira, 25 de julho de 2012

Protagonismo jovem é tema central de documento da CNBB


O bispo de Caruaru (PE), Dom Bernardino Marchió, destacou a importância dos documentos da Igreja Católica para a formação dos jovens
A Igreja vem voltando seus olhares para a juventude e as contribuições que ela pode oferecer para novos caminhos evangelizadores. Nessa realidade, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, em 2007, o documento 85 'Evangelização da juventude: desafios e perspectivas pastorais'. Tais orientações são uma referência para todos que trabalham na Igreja com a evangelização dos jovens.

O documento foi preparado num período em que se pensava pedir ao Vaticano que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) fosse no Brasil. Ainda em 2007, durante a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, o documento estava pronto e foi apresentado ao Pontífice juntamente com a solicitação para o país sediar a JMJ.

As orientações vieram em um momento de necessidade para a evangelização da juventude, segundo o que informou o membro da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da CNBB, Dom Bernardino Marchió, bispo de Caruaru (PE).

“Evangelizar a juventude é fundamental para nossa Igreja. Então o documento não é só dirigido aos jovens, mas a toda a Igreja no Brasil, aos bispos, a todas as dioceses para que todos levem a sério a evangelização da juventude”, disse.

Desafios

O bispo reconheceu que a realidade atual em que os jovens se inserem é uma questão complexa. Ele comentou que a juventude, em geral, sonha com a beleza de Deus, com um mundo de paz e fraternidade, mas, muitas vezes, o mundo oferece elementos contrários a esse caminho. Mesmo com as adversidades, Dom Bernardino acredita em uma solução poderosa para vencer esse desafio de evangelizar os jovens no mundo atual.

“A nossa Igreja, há dois mil anos, tem esse tesouro que é Jesus Cristo então o que nós devemos fazer é apresentá-Lo de uma maneira atraente, mostrar que Ele não vai contra às aspirações dos jovens, ao contrário, Jesus Cristo atende a todas as necessidades que os jovens têm de vida, de liberdade, de amor, de solidariedade”, ressaltou.

Dom Bernardino lembrou ainda a importância dos documentos da Igreja Católica, que constituem uma riqueza. “Nós devemos aproveitar este documento [85] e outros que nós temos, como as últimas Diretrizes para Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, ou os documentos do Papa que falam sobre a Palavra de Deus. Nós podemos e devemos aproveitar toda essa riqueza da Igreja para formar os jovens. Jovens formados, depois se tornam missionários, se tornam evangelizadores, eles mesmos vão levando essa verdade para todos”.

Liderança jovem e JMJ

Se existem dificuldades na evangelização da juventude, também já existem bons frutos. A Igreja conta hoje com diversos movimentos liderados por jovens, como Juventude Palotina, Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica (RCC) e Emaús.

Dom Bernardino contou que fica cada vez mais admirado ao contemplar a riqueza desses grupos, movimentos e novas comunidades.  “Estou descobrindo tantos valores em alguns jovens aqui da minha diocese de Caruaru. Muitas vezes nós não sabemos incentivar tudo isso. Às vezes temos dificuldades, desconfianças, mas é muito bom ver toda essa riqueza”.

Retomando o documento para a evangelização da juventude, o bispo de Caruaru lembrou que ele abre o olhar da Igreja não só para os grupos já tradicionais das pastorais, mas também para descobrir esse protagonismo jovem. “Nós vamos valorizar sempre mais estas novas realidades e vamos agradecer ao Espírito Santo porque está despertando isso e a Igreja se abre para isso”, enfatizou.

Tendo em vista essa participação ativa dos jovens, o bispo disse que a JMJ é um evento para despertar a atenção sobre o mundo juvenil. “É um grande momento de graça para poder rever as nossas atitudes de adultos e olhar para a juventude com amor e carinho. Não devemos julgar os jovens, porque muitas vezes eles são vítimas também da sociedade em que vivem, mas devemos mostrar que seguir Jesus Cristo não só é bonito, mas é gratificante para toda a nossa vida”, finalizou. 

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário