sexta-feira, 3 de agosto de 2012


Paróquia Missionária” é o tema do 3º Encontro Nacional da Missão Continental

POR: CNBB
CCMA Comissão Episcopal para a Missão Continental da CNBB e o Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM) promovem, de 19 a 23 de novembro de 2012, o 3º Encontro Nacional da Missão Continental. O tema desta edição será "Paróquia Missionária", e deve ser uma oportunidade para estimular os agentes de pastoral e presbíteros ao estado permanente de missão.

“É uma oportunidade de formação sobre um tema que interessa toda a Igreja, e que está no coração da proposta da Missão Continental”, afirma dom Adriano Ciocca, bispo de São Félix do Araguaia (MT) e presidente da Comissão. Ele explica que o Encontro visa aprofundar os caminhos para buscar uma verdadeira conversão pastoral das paróquias. “Os participantes serão convidados a se tornarem agentes multiplicadores desse trabalho formativo em suas próprias realidades”, explica o bispo.

De acordo com o Documento de Aparecida, “nenhuma comunidade deve isentar-se de entrar decididamente, com todas as forças, nos processos constantes de renovação missionária e de abandonar as ultrapassadas estruturas que já não favoreçam a transmissão da fé”. (DAp 365). Por isso, dom Adriano afirma que é neste espírito que todos são convocados a entrar numa nova dinâmica de conversão das estruturas da Igreja Local, por meio de ações práticas. “Reorganização pela dinamização dos serviços paroquiais; as estratégias para fazer com que a riqueza da experiência da missão popular possa colocá-la em estado permanente de missão; a abertura da paróquia para a experiência da Igreja além-fronteiras”, exemplifica.

As inscrições para o encontro podem ser feitas através do site do CCM. A taxa, incluindo formação e hospedagem, é de R$ 350,00. As vagas são limitadas. A seguir, a programação do evento:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Segunda, 19 de novembro, às 19h00: acolhida e abertura.

Terça, 20 de novembro: PARÓQUIA MISSIONÁRIA: UM NOVO OLHAR PARA A PARÓQUIA – Pe. José Carlos Pereira, CP, mestre em Ciências da Religião e doutor em Sociologia.
Quarta, 21 de novembro: PARÓQUIA EM MISSÃO POPULAR: COMO COLOCÁ-LA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO – Pe. Luis Mosconi, Santas Missões Populares.

Quinta, 22 de novembro: COOPERAÇÃO INTER-ECLESIAL ENTRE PARÓQUIAS (DE UMA MESMA DIOCESE, ENTRE DIFERENTES DIOCESES) – CCM e POM.

Sexta, 23 de novembro, até 12h00: CONCLUSÃO, ENCAMINHAMENTOS, AVALIAÇÃO
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário