quinta-feira, 30 de agosto de 2012


Pousada do Bom Jesus, em Aparecida, ajuda na formação de novos presbíteros

POR: CNBB
seminariobomjesusap2012No dia 19 de março, solenidade de São José, a arquidiocese de Aparecida (SP) inaugurou a Pousada do Bom Jesus, que funciona em algumas alas do Seminário Missionário Bom Jesus. A Pousada do Bom Jesus é a terceira e última etapa das obras de revitalização do prédio. A primeira etapa deste grande projeto foi realizada para acolher o Santo Padre, o papa Bento XVI e sua comitiva por ocasião da sua visita à Aparecida para inaugurar a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, em maio de 2007.
Em 04 de julho de 1980, o papa João Paulo II, em sua primeira visita apostólica ao Brasil, esteve em Aparecida para sagrar a Basílica Nacional com o título de Basílica Menor. Na ocasião, o Seminário Bom Jesus teve a honra de receber Sua Santidade para um almoço com os seminaristas e padres da arquidiocese, e hospedá-lo, por uma tarde, no mesmo quarto em que se hospedou o papa Bento XVI, em visita a Aparecida em 2007.
Um ano após a visita do papa Bento XVI, foi reiniciada a reforma da parte destinada a residência e formação dos seminaristas maiores, entregue no dia 06 de agosto de 2010. E dando continuidade ao projeto, teve início a revitalização da última parte do edifício que compreende a pousada. O espaço conta com 77 apartamentos, sendo oito suítes e dois quartos para receber hóspedes com necessidades especiais.
Estiveram presentes no evento autoridades civis e eclesiais, entre elas o cardeal arcebispo emérito do Rio de Janeiro, dom Eusébio Oscar Scheid, padre Darci José Niciolli, reitor do Santuário Nacional; monsenhor Nelson Lopes, vigário geral da arquidiocese de Aparecida, entre outros. Vários benfeitores da obra de revitalização do prédio também marcaram presença, além de religiosos e religiosas, clero arquidiocesano e leigos.
A inauguração contou com a Celebração da Palavra, preparada pelos seminaristas arquidiocesanos, e discursos de autoridades e benfeitores. Em seu pronunciamento, o cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, fez um resumo da história do prédio e agradeceu a todos aqueles que direta ou indiretamente ajudaram na sua revitalização.
O Seminário Missionário Bom Jesus está aberto à visitação de todos que queiram conhecer suas instalações. O quarto que recebeu os Papas João Paulo II e Bento XVI, a capela e o refeitório usados pelo atual Pontífice também podem ser visitados, além do nosso museu.
“Gostaria de ressaltar que toda a renda arrecadada com os serviços prestados pela Pousada do Bom Jesus é revertida em sua totalidade para a manutenção do Seminário Missionário Bom Jesus”, disse o arcebispo de aparecida, dom Raymundo Damasceno.
As visitas podem ser feitas durante a semana, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, com exceção da terça-feira quando é feita a manutenção. Nos finais de semana e feriados, o horário para o público é das 8h às 12h e das 14h às 17h.Mais informações sobre a pousada e como se hospedar podem ser obtidas através do site www.pousadadobomjesus.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário