quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

"Que a família de Jesus não está condicionada aos laços de sangue. Sua família é formada por aqueles que O seguem, pelos laços fraternos"


Na quinta noite da Festa da Padroeira de 2013 o tema abordado foi “Maria, Mãe que ensina a seguir o Mestre”.
A celebração foi presidida pelo Pe. José Vanildo de Medeiros da paróquia do São Cristóvão no Centenário e muitos dos fieis desta paróquia se fizeram presentes acompanhando o seu pároco. Pe José Vanildo se fez presente em várias edições da nossa festa da padroeira de Nossa Senhora da Conceição.
Em sua homilia o padre comentou sobre o capítulo 12 do evangelho de Matheus, comentando dentre outras coisas que apesar do que muitos falam ao interpretar esta passagem, que Jesus nunca renegou sua mãe e nunca desprezou seus parentes. A palavra de hoje nos faz refletir que a família de Jesus não está condicionada aos laços de sangue. Sua família é formada por aqueles que O seguem, pelos laços fraternos.
Jesus foi obediente e fiel em tudo a Deus, até sua morte e após ela. Sempre fez a vontade do Pai.
A família de Jesus é a comunidade, a igreja representada por aqueles destinados a seguir a palavra de Deus. Devemos levar Cristo aos nossos irmãos, através de palavras, mas principalmente através das nossas atitudes. Seguindo o exemplo de Maria. Que nos ensina a seguir o Senhor, sendo obediente e indo ao encontro de quem precisa de ajuda e agentes missionários.
Ao ser escolhida, Maria se fez de exemplo ao transformar seu sim em serviço. E assim devemos fazer, ajudando aos mais necessitados, os que passam fome e que estão à margem da sociedade. Que devemos praticar a justiça e a caridade na Terra. Para que o plano de Deus chegue até nós e aos mais necessitados.
Ressaltou também que durante este tempo de advento devemos seguir dois passos:  precisamos preparar a sociedade para a plenitude que vem de Deus e para o Senhor que vem ao nosso encontro. E precisamos fazer que nossa comunidade seja cada vez mais solidária.
Com Maria e por Maria somos chamados a fazer a vontade do Senhor.
Que essa festa de Nossa Senhora da Conceição renove em cada um de nós a vontade de ser missionário!
A noite desta terça-feira foi em intenção das pastoral da Crisma, Comunidade São Pio X, Congregação de Religiosos do Sagrado Coração de Jesus, Coordenação Diocesana do CEBI, Equipes de Nossa Senhora, Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora dos Anjos, Ministros Extraordinários da Comunhão, Ordem Franciscana Secular, Pastoral da Acolhida, Pastoral dos Sofredores de rua, Pastoral Familiar e Rádio Caturité.

A atração cultural da noite foi Janine e Banda, veja abaixo o comentário da artista antes de começar seu show.


Amanhã a programação segue com Ofício de Nossa Senhora às 12h, e às 19h30 a Novena e Missa com o celebrante: Padre Romualdo Vieira de Lima da paróquia de Esperança-PB, já no pavilhão social teremos Kátia e Gabimar.


Pascom Catedral

Maiores informações: Áurea Ramos Araújo, Coordenadora da Pastoral da Comunicação – Pascom da Catedral (8857-5600)

Nenhum comentário:

Postar um comentário