sábado, 11 de julho de 2015

Franciscano sequestrado na Síria foi libertado, afirma Custódia da Terra Santa

Padre Dhiya Azziz, o franciscano iraquiano sequestrado no último sábado em Yacoubieh, Síria, foi libertado e está em bom estado de saúde. O anúncio foi feito pela Custódia Franciscana da Terra Santa, divulgado pela Rádio Vaticano em sua edição italiana.

Nos últimos dias, a Custódia afirmou à RV a sua profunda preocupação e temor pelo destino do religioso. Segundo o relato, o franciscano teria sido levado por jihadistas afiliados ao Al-Nusra. Entretanto, o grupo negou qualquer envolvimento no sequestro e teria até mesmo cooperado na investigação policial que levou à libertação de seu pai Azziz.

Tudo indica, segundo o comunicado da Custódia da Terra Santa, que o Franciscano foi "bem tratado durante seu cativeiro". A Custódia expressou alívio e agradeceu a "todos aqueles ao redor do mundo oraram por um bom resultado desta provação que o clérigo tinha sofrido, bem como os fiéis de Yacoubieh, de quem ele é o pastor, sua família e os religiosos assim como sua família no Iraque".A Custódia, indica ainda o comunicado, "não esquece que outros religiosos ainda estão desaparecidos na Síria e convida todos a continuarem rezando pela paz neste país."

O Pe. Aziz nasceu em Mossul, no dia 10 de janeiro de 1974. Depois de realizar alguns estudos no Instituto Médico desta cidade, ingressou na vida religiosa e, logo após o noviciado em Ain Karem, realizou a primeira profissão de seus votos religiosos no dia 1º de abril de 2002.

Um ano depois, o sacerdote foi enviado ao Egito e permaneceu neste país durante vários anos. Em 2010 voltou à Custódia e foi enviado à Amam (Jordânia). Posteriormente foi transferido à Latakia (Síria). O Pe. Aziz se ofereceu voluntariamente para assistir à comunidade de Yacubian, na província de Idlib, uma região controlada por Jabhat al-Nusra, um grupo afiliado à rede terrorista Al Qaeda. 

FONTE: ACIDIGITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário