quinta-feira, 23 de julho de 2015

O Papa Francisco ensina os três “verbos do Pastor”: ver, ter compaixão e ensinar


O Papa Francisco refletiu ontem sobre “os verbos do Pastor”, em suas palavras prévias a Oração do Ângelus, diante milhares de fiéis congregados na Praça de São Pedro.

Durante sua explicação, o Santo Padre mencionou três verbos: ver, ter compaixão e ensinar, que estão associados ao comportamento de Jesus e destacou “os verbos do Pastor”.

“O Evangelho de hoje nos diz que os Apóstolos, depois da experiência da missão, estão contentes, mas também cansados. E Jesus, cheio de compreensão, quer dar-lhes um pouco de alívio; então leva os apóstolos a um lugar afastado para que possam descansar um pouco”, recordou.

O Pontífice destacou “a imagem de Jesus oferecida pelo Evangelho de Marcos, que ‘fotografa’ os olhos de seus discípulos, colhendo os sentimentos, pois ‘estavam como ovelha sem pastor’” e começou a explicar-lhes.

O Papa distinguiu aqui “os verbos do Pastor: ver, ter compaixão, ensinar”.

O Santo Padre assinalou que “ver e ter estão sempre associados ao comportamento de Jesus: de fato, o seu olhar não é o olhar de um sociólogo ou de um repórter fotográfico, pois ele olha sempre com ‘os olhos do coração’. Estes dois verbos, ver e ter compaixão, configuram Jesus como Bom Pastor”.

Em relação à compaixão disse que “não é somente um sentimento humano, mas é a comoção do Messias em quem se fez carne a ternura de Deus. E desta compaixão nasce o desejo de Jesus de nutrir a multidão com o pão da sua Palavra”.

E desta compaixão nasce o desejo de Jesus de nutrir a multidão com o pão da sua Palavra, isto é, de ensinar a Palavra de Deus às pessoas. “Jesus vê, Jesus tem compaixão, Jesus nos ensina. E isto é bonito!”, assegurou o Papa Francisco.

FONTE: ACIDIGITAL
FOTO: Daniel Ibáñez / ACI Prensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário