“O futuro da Igreja está na Ásia”, afirmou o Papa Francisco ao receber o Cardeal filipino Luis Antonio Tagle, no Vaticano. Segundo a Asianews, foi o próprio purpurado a revelar a afirmação de Francisco durante a sessão conclusiva de uma conferência organizada pelo Pontifício Ateneu para a Filosofia, Teologia e Direito Canônico de Bangalore, sul da Índia.
O Cardeal de 58 anos – recentemente eleito Presidente da Caritas Internationalis e da Federação Bíblica Católica – havia solicitado uma audiência com o Pontífice para pedir a remoção dos encargos a ele designados, o que foi negado pelo Santo Padre, que afirmou querer confiar os referidos cargos justamente a uma personalidade asiática, porque “o futuro da Igreja está na Ásia”.
“Não é uma questão de honra. É um desafio, uma profecia ou um grande chamado, não o sabemos – disse Tagle aos presentes na conferência. Mas, seguramente, é uma questão de grande responsabilidade, uma grande missão”, avaliou. Nós da Igreja asiática “assumiremos a nossa missão com seriedade – continuou – e buscaremos as formas para contribuir com a Igreja mundial, em termos de reflexão, pesquisa e obras”.
O purpurado filipino observou que a Igreja está se deslocando sempre mais em direção á Ásia, África e Oceania: “Lugares de grande sofrimento e dor tornaram-se centro de gravidade da vida e da reflexão das Igrejas”, completou. (JE/Asianews)
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário