quinta-feira, 23 de julho de 2015

Jubileu da Misericórdia: Algumas atividades que marcarão o ano jubilar


Ainda não foram apresentadas oficialmente as celebrações e atividades que serão desenvolvidas durante todo esse ano, mas ACI Digital pôde ver o primeiro programa detalhado dos eventos –que contariam com a presença do Santo Padre-, e que incluem jubileus particulares para doentes, sacerdotes, de voluntários da misericórdia; e uma nova edição de “24 horas com o Senhor”, a jornada de Adoração que se celebra nas dioceses de todo o mundo com confissões a noite inteira.

Um dos eventos mais destacados será o “Jubileu para os grupos de oração do Padre Pio”. O corpo incorrupto de São Pio da Pietrelcina, o santo capuchino dos estigmas, será exposto na Basílica de São Pedro de 8 a 14 de fevereiro de 2016, por desejo do Papa Francisco. No dia 10, Quarta-feira de Cinzas o Papa enviará os “Missionários da Misericórdia” a todo o mundo. Trata-se de um grupo de sacerdotes que irão em missão pelo mundo confessando e dando aconselhamento espiritual como sinal da solicitude da Mãe Igreja pelos seus filhos, necessitados da misericórdia do Pai.

Os outros eventos já programados são: o Jubileu dos Trabalhadores de Peregrinações; o Jubileu dos Doentes e dos Portadores de Deficiências; o Jubileu dos Catequistas; o Jubileu dos Diáconos, o Jubileu das Crianças; o Jubileu dos Sacerdotes; o Jubileu dos Voluntários da Misericórdia; o Jubileu da Cúria Romana, da Governadoria e das Instituições da Santa Sé; o Jubileu Mariano; e o Jubileu da Espiritualidade da Divina Misericórdia.

O Jubileu dos Trabalhadores de Peregrinações terá lugar de 19 a 21 de janeiro. Eles, junto a párocos, reitores e trabalhadores de santuários, serão os protagonistas de um grande encontro internacional na Basílica de San Juan de Latrão, onde se celebrará uma Missa seguida de momentos de Adoração Eucarística e um encontro com o Papa no Sala Paulo VI no dia 21 de janeiro.

O Jubileu da Cúria Romana será em 22 de fevereiro, festa da Cátedra de São Pedro, e o da Espiritualidade da Divina Misericórdia terá lugar na chamada semana “in albis” (em branco), quer dizer, no domingo 3 de abril, primeiro depois de Páscoa, data em que San João Paulo II estabeleceu esta festividade. De 1 a 3 de abril haverá ritos penitenciais em igrejas de Roma e a chamada “Noite da Reconciliação”. O Papa participará da Vigília de Oração do dia 2, na Praça de São Pedro e celebrará também ali a Missa no domingo 3.

Respeito ao Jubileu das Crianças está marcado para o dia 24 de abril com uma grande Missa presidida pelo Francisco. Na tarde do dia anterior os jovens participarão de um grande uma festa no Estádio Olímpico de Roma.

Por sua parte, os diáconos se reunirão de 27 a 29 de abril nas sete igrejas de Roma que levam o nome de São Lourenço, que foi Diácono da Santa Igreja, para escutar a conferência “O Diácono: ícone da misericórdia para a Promoção da Nova Evangelização”. Seu Jubileu terminará também com uma Missa presidida pelo Papa.

Os sacerdotes acudirão a Roma de 1 a 3 de junho. Participarão de Adorações Eucarísticas, “Lectio Divinas” e o Sacramento da Confissão. Haverá para eles um especial retiro espiritual no dia 2 de junho que será pregado pelo próprio Pontífice.

Os doentes e deficientes chegarão a Roma uma semana depois, de 10 a 12 de junho. Ele se reunirão nas igrejas jubilares e irão de peregrinação à Porta Santa. Terão uma festa nos jardins do Castelo de Sant´Angelo no dia 11 e no dia seguinte uma Missa com o Papa.

Os voluntários da Misericórdia desenvolverão suas atividades de 2 a 4 de setembro. Está prevista uma catequese do Papa no dia 3 de setembro e uma Missa no dia 4.

Os Catequistas, por sua parte, estão convocados do 23 ao 25 de setembro. O primeiro dia se reunirão em igrejas de Roma para orar e refletir. Os organizadores querem que haja um encontro na igreja de São Luis dos Franceses para contemplar e dar um significado catequético aos três quadros sobre São Mateus do famoso pintor Caravaggio que estão em seu interior. Também têm um encontro previsto na Capela Sistina para meditar sobre a História da Salvação.

Fica marcado de maneira provisória para os dias 7, 8 e 9 de outubro o Jubileu Mariano com a participação de delegações de santuários marianos de todo o mundo. Haverá na ocasião uma Vigília e uma Missa com o Santo Padre.

Ainda não se sabe os detalhes, mas no dia 6 de novembro de 2016 está previsto o Jubileu dos Reclusos, com a possibilidade de que alguns deles possam sair da prisão e ir à Praça de São Pedro para ter um momento com o Papa.

O Jubileu da Misericórdia termina no dia 20 de novembro de 2016 e como se recorda, a convocatória oficial teve lugar em abril com a publicação da Bula “Misericordiae Vultus” (o Rosto da Misericórdia). A organização do Ano Santo está a cargo do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, presidido pelo Arcebispo Rino Fisichella.

Fonte: ACIDIGITAL
Foto: ACI Prensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário