sexta-feira, 25 de março de 2016

Missa da Santa Ceia do Senhor é celebrada nessa Quinta-feira Santa e dá inicio ao Tríduo Pascal

A Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição deu inicio ao rito do tríduo pascal com a missa da Santa Ceia do Senhor no fim da tarde desta quinta-feira (24), na ocasião a igreja relembra o último ato de Jesus, antes de sua paixão, ao lavar os pés dos discípulos, momento este que representa para os fies o espirito de humildade e reflexão que o filho de Deus nos deixou como mandamento.

A celebração foi presidida pelo Bispo, Dom Manoel Delson, e concelebrada pelo padre Luciano Guedes. Inicialmente, Dom Manoel nos lembrou dos mais variados tipos de cruz aos quais os nossos irmãos são submetidos a carregar em suas vidas.

Na homilia, o Bispo Dom Delson, apoiado no evangelho do apostolo João, no qual é descrito a atitude de Jesus de lavar os pés dos discípulos, e que cristo já tinha consciência que passaria dessa vida para junto do pai.  “Esse momento representa a instituição da eucaristia, naquele tempo a tradição judaica sacrificava o cordeiro, mas Jesus se ofereceu para ser sacrificado, doando o seu sangue para nossa salvação”, lembrou Dom Manoel Delson

A celebração desta quinta-feira Santa faz com que entendamos a proposta da eucaristia na vida de cada cristão, como ensinamento de Jesus cristo e como elemento que sustenta a nossa fé católica. “A eucaristia exige de nós compromisso, já que comungamos o corpo do Senhor e bebemos o seu sangue, por isso temos que obedecê-lo”, ressaltou Dom Delson.

O lava pés tem um significado importante de acolhida e de inversão de papeis, já que essa ação era praticada pelos servos e não pelos poderosos. Diante dessa situação Jesus Cristo nos ensina que a autoridade maior vem daquele que serve, e fazendo isso o Senhor pede que façamos o mesmo.

Dom Manoel Delson pediu para que cada cristão possa seguir os ensinamentos de Jesus, já que estamos em uma sociedade repleta de contradições com falta de amor, tolerância e controle na convivência entre as pessoas. “É necessário ser uma pessoa positiva para progredir, a coisa mais valiosa na vida é o amor que  temos uns para com os outros”, disse o Bispo.

Ao final da homilia o Bispo reproduziu o lava pés com pessoas que integram a comunidade diocesana, e seguiu a celebração com a adoração ao santíssimo na capela do Santíssimo Sacramento, na preparação para a Sexta-feira Santa.

Texto: Fernando e Romero (Pascom Catedral)


Fotos: Pascom Catedral


Nenhum comentário:

Postar um comentário