sexta-feira, 25 de março de 2016

Sexta-feira Santa leva milhares de fiéis à Catedral na Celebração da Paixão do Senhor e às ruas para a Procissão do Senhor Morto

A Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição celebrou nessa Sexta-Feira Santa (25) a Paixão de Cristo, símbolo do amor e do sacrifício de Jesus para os milhares de cristãos campinenses que compareceram à cerimônia. A celebração foi iniciada com uma procissão silenciosa remetendo ao sofrimento e crucificação de Jesus, por volta das 15:00h, e foi conduzida pelo Bispo, Dom Manoel Delson, pelo padre Luciano Guedes e o Monsenhor Antônio Apolinário.


Na liturgia os fiéis escutaram o que o profeta Isaias, com suas palavras, descreveu sobre o tratamento dado a Jesus pelos carrascos romanos, o sofrimento e a tortura enfrentados por Cristo. “Ó pai em tuas mãos eu entrego o meu espirito”, assim foi cantado o Salmo que destaca as últimas palavras do Senhor na cruz.


O evangelho, segundo o apóstolo João, sobre a Paixão de Jesus, retrata a traição de Judas que o entregou aos Soldados de Roma; o Diálogo entre Cristo e Pilatos sobre qual o reino dos céus e o que é a verdade; a ordem de flagelamento do redentor e todo o escárnio com o qual trataram o filho de Deus, até a crucificação em que o colocaram entre dois ladrões.


Na homilia o Bispo, Dom Manoel Delson, recordou o gesto sublime de Jesus que se entregou por nós obedecendo aos desígnios de Deus. Lembrando ainda que Cristo não cometeu nenhum crime, mas morreu pelos homens e mulheres pagando pela redenção de cada um, “Jesus morreu por mim e por você se entregou para salvar a todas as criaturas em todos os tempos”, disse Dom Delson.


O Bispo reforçou a ideia da graça de Deus que cada cristão deve sentir no coração e na alma. “Que o nosso coração se abra para essa graça que nos redime e nos salva, reconhecendo a misericórdia de Deus”, destacou Dom Delson, que na oportunidade falou do amor de Deus por todos nós que é tão forte que o fez entregar seu filho em sacrifício por nossa remissão, pedindo que confiemos nessa ação salvadora do Jesus.


A Celebração continuou com a Procissão do Senhor Morto pelas ruas do centro da cidade. Para Dona Zélia Maria, 65 anos, que vai à procissão há 16 anos esse é um momento de oração e agradecimento a Deus, “Durante a caminhada vou pedindo a Deus por minha família e que eles possam me acolher com amor, e que tenham discernimento sobre a minha condição de idosa”, disse Dona Zélia. O percurso foi encerrado na Catedral, em que os devotos puderam se aproximar da imagem do Senhor para fazerem suas reverências.


Texto: Fernando e Fátima Cunha (Pascom Catedral)

Fotos: Pascom Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário