quinta-feira, 25 de julho de 2019

Arcebispo de Compostela envia bênção a peregrinos do Caminho Brasileiro de Santiago

A Igreja celebra hoje, 25 de julho, a festa de São Tiago Maior e, nesta semana em que comemora o padroeiro, o Arcebispo de Santiago de Compostela (Espanha), Dom Julián Barrio Barrio, enviou uma saudação e sua bênção aos peregrinos que percorrem o Caminho Brasileiro de Santiago.
“Alegra-me ter a oportunidade de poder me dirigir aos peregrinos que partem do Caminho no Brasil. A eles minha afetuosa e cordial saudação e também minha bênção, dizendo-lhes ‘bom caminho’”, expressou o Prelado no vídeo em que aparece também segurando a novena a São Tiago, preparada para os peregrinos e divulgada em 2018 por ACI Digital.

O Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela foi inaugurado em 29 de junho de 2017, em Florianópolis (SC). Idealizado por Mariana Mansur e Fábio Tucci Farah, este é o primeiro trecho do Caminho de Santiago de Compostela no continente americano reconhecido pela Catedral de Santiago, oficialmente integrado ao trajeto histórico e abençoado por Dom Julián Barrio.

Na capital catarinense, o percurso parte da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, passando pelas igrejas São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes até chegar ao Santuário Sagrado Coração de Jesus, perfazendo 21 quilômetros.
Para receber a compostela (o certificado de conclusão do Caminho) é preciso percorrer pelo menos 100 quilômetros. Assim, o peregrino pode fazer o trecho restante para completar todo esse trajeto na Espanha, com o caminho de La Coruña a Santiago.

Em 2018, ao completar seu primeiro aniversário de fundação, o Caminho Brasileiro recebeu uma bênção do Arcebispo de Compostela, o qual encomendou este trajeto de peregrinações “ao Patrocínio do Apóstolo São Tiago Maior e da Virgem Santa Maria”.
Este “é um meio para aumentar o conhecimento e a devoção ao Apóstolo São Tiago Maior e fomentar em todos um maior conhecimento dos valores do Evangelho, contribuindo assim para o aumento da fé e do bem comum, algo tão necessário em nossos dias”, afirmou naquela ocasião o Arcebispo em sua bênção.

A iniciativa do Caminho Brasileiro conta com o apoio da Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (ACACSC), da Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI) e da Arquidiocese de Florianópolis.

Os peregrinos que percorrerem este caminho deverão portar a tradicional credencial, fornecida por associações como a ACACSC, e carimbá-la nas quatro igrejas catarinenses. Os carimbos retratam momentos importantes da história de São Tiago e foram elaborados pelo artista Spacca, o mesmo que desenhou a logo e a estampa de um santinho.

Fonte:Acidigital


Nenhum comentário:

Postar um comentário