quinta-feira, 4 de julho de 2019

CNBB NE 2 realiza assembleia e encontro da Escola Regional de Catequese


A Comissão Regional de Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética dá início nesta quinta-feira (4) à assembleia com os coordenadores diocesanos e arquidiocesanos de catequese da CNBB Regional Nordeste 2.

O encontro, que se estende até o sábado (6), será realizado no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB), e contará com a presença do bispo da Diocese de Penedo (AL) e referencial no Regional para a Animação Bíblico-Catequética, dom Valério Breda.

De acordo com o coordenador da catequese na CNBB Nordeste 2, diácono Joseilton Luz, a novidade da assembleia deste ano será a definição dos detalhes da Semana Regional de Catequese. A primeira edição do evento está programada para ocorrer entre os dias 14 e 17 de novembro próximo.
“Vamos apresentar a proposta e construir junto com todos os coordenadores de catequese da CNBB Nordeste 2 a primeira Semana Regional de Catequese, definindo a programação, o tema e demais detalhes desse evento inédito”, afirmou o diácono.
Além de planejar a Semana Regional de Catequese, a assembleia da Comissão Regional de Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética também definirá as ações para 2020. Segundo o diácono Joseilton, as diretrizes serão elaboradas a partir da apresentação da caminhada da catequese em cada diocese e arquidiocese.
“A importância da assembleia está no fato de unir todos os coordenadores na certeza de que estamos em comunhão com a Igreja. Precisamos sempre estar juntos para planejar as nossas atividades para o ano seguinte”, disse.
Escola Regional de Catequese
Simultaneamente à assembleia da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética será promovido o encontro da Escola Regional Nordeste 2 de Formação de Catequistas – Irmã Igara Lemos (Ir. Visitatio). Ao todo, 145 alunos terão aulas entre quinta-feira (4) e domingo (7), também no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca.
O curso de formação de catequistas é dividido em quatro módulos que somam 120 horas/aula. Além de dois encontros presenciais por ano, sempre em janeiro e julho, os alunos devem realizar atividades de pesquisa e aprofundamento em suas dioceses ou arquidioceses totalizando uma carga horária de 150 horas/aula.
Entre as disciplinas ofertadas pela escola estão, por exemplo, Introdução à Sagrada Escritura, Teologia dos Sacramentos, Ética e Moral Cristãs, Pedagogia Catequética e Catequese Mistagógica.
“Nosso objetivo é oferecer formação aos catequistas que não encontram cursos específicos em suas paróquias, dioceses ou arquidioceses. Há sete anos estamos formando catequistas em nosso Regional e eles têm se tornado agentes multiplicadores capacitando outras pessoas”, explicou o diácono Joseilton.
 
Fonte:cnbbne2

Nenhum comentário:

Postar um comentário