domingo, 20 de fevereiro de 2011

Encontro Nacional da Ação Evangelizadora nas IES acontece em Curitiba


Acontece no Centro Marista Marcelino Champagnat, em Curitiba (PR), entre os dias 8 e 11, o Encontro Nacional da Ação Evangelizadora nas Instituições de Ensino Superior (IES). Cerca de 40 pessoas, representantes da Pastoral das Universidades Católicas, públicas e movimentos, participam do evento.
Segundo a assessora do Setor Universidades da CNBB, irmã Maria Eugênia Lloris, o encontro busca organizar as diversas expressões da ação evangelizadora nas instituições de ensino superior, discutir um documento preliminar que vai apresentar princípios norteadores e linhas de ação para toda ação pastoral na universidade.
Durante a missa celebrada nesta quarta-feira, 9, pelo bispo auxiliar de Goiânia, dom Waldemar Passini, o bispo fez referência às leituras bíblicas e enfatizou a origem e destino divino do ser humano. “É neste horizonte que precisamos situar a ação evangelizadora nas IES”, comentou Eugênia, sobre a homilia.
No primeiro dia de trabalho, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer brevemente a história das discussões da pastoral universitária na Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) e do Setor Universidades. Eles reconheceram o papel de cada um na construção do documento de estudo. Além disso, os pastoralistas discutiram, com a contribuição do professor Eduardo Damião – Pró-reitor da PUCPR, os cenários das universidades brasileiras, na tentativa de compreender suas realidades e estruturas para, assim, potencializar e facilitar a ação evangelizada no meio acadêmico.
No segundo dia, houve destaque para o documento preliminar, que foi estudado e discutido. Os participantes contribuíram com sugestões de mudança e aprofundamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário