sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Jovens podem participar de eventos nas dioceses antes da JMJ 2011

Coletiva de imprensa de apresentação do DeD. Abaixo, Auxi Rueda e Alberto Plaza, representantes do programa nas Dioceses de Ávila e Ciudad Real

Na semana que precede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011 - de 11 a 15 de agosto -, 63 dioceses espanholas oferecem aos jovens vindos de fora do país a oportunidade de um tempo de convivência com outros jovens, em preparação à Jornada, através do programa Días em las Diócesis (DeD).

"É uma grande oportunidade para preparar a Jornada Mundial, uma vez que se multiplica o efeito da JMJ por todos os lugares da Espanha", explicou o responsável pelo programa, Javier Igea, durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 22.

site do programa foi criado recentemente e oferece informação completa sobre todos os lugares que participam da iniciativa.

A projeção é de que aproximadamente 300 mil jovens participem do DeD. Até agora, já se inscreveram mais de 150 mil pessoas de 137 países (incluindo Taiwan, Madagascar, Burkina Faso, África do Sul). Das dioceses participantes, 12 já estão com todas as suas vagas esgotadas.

A programação varia entre um lugar e outro e integra atividades culturais, visitas históricas, momentos de festa e também tempos de oração e celebração nos santuários que fazem parte da identidade religiosa local.

A Espanha contém uma rica história católica e é "terra de Maria", como foi chamada por João Paulo II. Ali nasceram muitos santos e é difícil encontrar uma nação no mundo que não tenha tido missionários espanhóis.

Na Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, por exemplo, acontecerá um dos encontros, do qual participarão todos os jovens que irão para a Catalunha e região.

Javier Igea destacou que esses contatos prévios à JMJ estão "plantando vínculos de paz na aldeia global". A acolhida e colaboração das autoridades locais está sendo bastante positiva.


Os Ded

Os DeD começaram na JMJ de Paris, em 1997. A Igreja na França promoveu esses encontros como uma maneira de facilitar a pastoral juvenil nas dioceses francesas, para conseguir que o país todo acolhesse os peregrinos vindos de outros países e para animar os jovens franceses a participar da Jornada.

A experiência foi tão boa que se adotou também nas Jornadas seguintes (Itália, Canadá, Alemanha e Austrália).


Conheça o Departamento do DeD da JMJ 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário