quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Bispos exortam fiéis a redescobrir valor dos sacramentos 


“A participação nos sacramentos não é uma opção fácil”, afirmam os bispos dos Estados Unidos, em comunicado, fazendo referência especial à comemoração do início do Ano da Fé – convocado por Bento XVI para celebrar os 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II – no qual todos os fiéis são chamados a vivê-lo intensamente.

A prática sacramental constante é o sinal visível e concreto "para viver a fé como discípulos comprometidos", diz a nota - segundo informa o jornal vaticano L'Osservatore Romano - acompanhada por uma série de subsídios que ajudarão dioceses, bispos e padres a desenvolverem programas de educação sobre o tema.

A nota dos bispos estadunidenses segue a publicação, nos últimos dias, de um decálogo para o Ano da Fé. Será ainda apresentada uma série de "sugestões" espirituais para os fiéis desfrutarem plenamente deste ano especial, começando, em particular, com a participação assídua na Missa. Dentre as indicações incluem, além da participação nos sacramentos, a oração, atividades caritativas, leituras da Bíblia e de textos do Concílio Vaticano II.

Em nota preparada pelo setor de catequese e evangelização especial da Conferência Episcopal, os bispos norte-americanos afirmam "que, apesar das estatísticas, indicarem uma queda na participação, estamos conscientes de que a frequência nos sacramentos é essencial para sustentar a fé”. Nos sacramentos, acrescentam, "se continua a obra salvadora de Jesus e se forma o centro da celebração do mistério cristão".

Através do ministério da Igreja, "todos estão convidados a ouvir a Boa Nova, para seguir Cristo e para compartilhar os mistérios da salvação". Portanto, "o Ano da Fé é tempo para os católicos fortalecerem a sua fé através de um amor maior e de uma melhor compreensão do sacramento"

Canção Nova Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário