quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Padre Conciliar, dom Jaime Luiz Coelho fala dos 50 anos do Vaticano II

  
Dom_Jaime_Luiz_CoelhooficialPor meio de um trabalho realizado dentro do projeto de iniciação científica no curso de teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) sobre a participação do Padre Conciliar Dom Jaime Luiz Coelho no Concílio Vaticano II, o professor padre Rafael Solano e o seminarista Eduardo Batista entrevistaram o primeiro Arcebispo de Maringá no dia 05 de outubro de 2012.

Dom Jaime é um dos 70 Padres Conciliares que estão vivos, segundo a Agência Zenit. Aos 96 anos, ele foi convidado pela Secretaria de Estado do Vaticano para participar em Roma da abertura das comemorações do cinquentenário do Concílio Vaticano II - cuja solenidade principal será realizada nesse nessa quinta-feira (11) no Vaticano - mas, por causa da dificuldade de locomoção, não pode comparecer.

Na entrevista, Dom Jaime fala sobre detalhes da participação dele no Concílio, analisa as mudanças que a Igreja passou após o Vaticano II e também relata casos emblemáticos como o fim do jornal de publicação voltada para os bispos brasileiros, o Conciliábulo. Após uma intervenção de Dom Jaime o jornal deixou de ser publicado. “Acabei com o jornalzinho” diz Dom Jaime. Ao comentar a entrevista com Dom Jaime, um dos entrevistadores, Padre Rafael disse que o encontro com o Padre Conciliar foi um momento de graça. “Me senti na sala conciliar, me senti no Concílio”.
 
CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário